Sexta-Feira, 15 de Agosto de 2025

Dia Nacional da Alimentação nas Escolas: Temos motivos para comemorar?

Publicado em 21/10/2022
Por Redação
FA-IMG-40b833e81f899e00f859.jpg
FA-IMG-40b833e81f899e00f859.jpg
Falta de alimentos orgânicos é um dos principais problemas nas merendas escolares/Reprodução

Por: Danilo Eliéser

Com o objetivo de destacar a importância da educação alimentar e nutricional dos estudantes da educação básica brasileira, o dia 21 de outubro foi constituído como o Dia Nacional da Alimentação nas Escolas. A data prevê a realização de ações governamentais voltadas para a temática e propõe reflexões sobre os investimentos feitos nessa área.

Atualmente, com mais de 35,7 milhões de estudantes matriculados no ensino básico (da creche ao ensino médio), a rede pública nacional passa por um momento delicado em relação às merendas escolares. O orçamento para o PNAE, órgão responsável por transferir recursos para complementar o orçamento de 27 estados e mais de 5 mil municípios para a compra de merenda escolar, está com defasagem desde 2017, o que prejudica a boa alimentação, já que os recursos disponíveis só conseguem suprir a compra de alimentos básicos.

Com cardápios compostos por cuscuz, pão com manteiga, suco e biscoito, a grande fila de estudantes no horário de intervalo entre as aulas é constante nas escolas brasileiras, mas o motivo não é o fornecimento de uma alimentação de qualidade, e sim a insegurança alimentar existente no país, que leva milhares de crianças a fazerem desta a única refeição do dia.

A falta de alimentos orgânicos nas refeições é um dos principais problemas enfrentados diariamente nas escolas, já que é comprovação nutricional que esses alimentos ajudam no rendimento escolar e no crescimento adequado das crianças e adolescentes.

De acordo com a resolução do PNAE publicada em 08 de maio de 2020, é essencial que cada escola faça o uso de alimentos variados, seguros, que respeitem a cultura, as tradições e os hábitos alimentares saudáveis, em conformidade com faixa etária e o estado de saúde dos estudantes.

"Os cardápios da alimentação escolar devem ser elaborados pelo RT do PNAE, tendo como base a utilização de alimentos in natura ou minimamente processados, de modo a respeitar as necessidades nutricionais, os hábitos alimentares, a cultura alimentar da localidade e pautar-se na sustentabilidade, sazonalidade e diversificação agrícola da região e na promoção da alimentação adequada e saudável", afirma o Art.17 do documento.

Com isso, o Dia Nacional da Alimentação nas Escolas pode não ser um dia de comemoração no nosso país, mas um dia de conscientização e luta para que melhorias sejam feitas para garantir uma alimentação saudável aos estudantes do ensino básico.

 

Com informações do SINPRO-DF
 

Comentários