Quarta-Feira, 13 de Agosto de 2025

Estudantes de Picos participam dos Jepi’s e são classificados para etapa nacional dos jogos escolares

Publicado em 13/08/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-74f0a112a3f06f4d284b.jpg
FA-IMG-74f0a112a3f06f4d284b.jpg
Jepi’s 2025/Fotos: CCOM

Cinco alunos da rede municipal de ensino de Picos foram selecionados, através dos Jogos Escolares Piauiense – JEPI’s, a seguirem para a etapa nacional. Os estudantes participarão da competição nos dias 05 a 10 de outubro, na cidade de Uberlândia-MG.

Seguem para a competição os estudantes que conquistaram os dois primeiros lugares nos pódios em cada categoria. Da rede municipal, partem para a etapa nacional os estudantes: Juliana Escórcio (Escola Antônio Marques), ouro no arremesso de martelo; Igor Gabriel (Escola Cívico Militar), ouro no karatê; Ícaro Severino (Escola Heli Nunes); prata na corrida de 80m rasos; Ana Beatriz (Escola Nossa Senhora dos Remédios), prata no arremesso de disco e Luiz Otávio (Escola Prof.ª Otília Neiva Moura Santos), prata na corrida de 150m.

Também conquistaram medalhas de bronze os alunos Richerd Emanuel (Cívico Militar), no judô, e Ícaro Severino (Heli Nunes), na corrida de 150m.
A secretária de Administração de Picos, Milena Danda, recebeu os estudantes e toda a comitiva esportiva que participou do JEPI’s, em nome do prefeito Pablo Santos, para parabenizá-los pelas conquistas e reiterar que o poder público municipal incentivará o desporto escolar na etapa nacional e internacional.

“Quero parabenizar o esforço de todos no campeonato. Sei o quanto essas conquistas são significativas para os estudantes e são delas que veremos nossos atletas mirins se destacando de forma nacional e até mesmo internacional, como é o caso de alguns atletas de Picos que já ganharam repercussão país a fora. Nosso objetivo é sempre ser ponte para que nossas crianças se destaquem. Estaremos a postos para apoiá-los na próxima etapa e em todas as outras que virão. É assim que faremos nossa cidade se destacar cada vez mais”, frisou ela.

 Para as disputas, todos os alunos ganharam uniforme completo, tênis, hospedagem, transporte e alimentação.

A Secretária de Educação de Picos, Mary Dantas, agradeceu o empenho de toda a comunidade escolar – professores, alunos e famílias -, à coordenadora municipal de Educação Física, Fernanda Leal, e à secretária de Esportes, Layana Rufino, pelo empenho em executar a ida dos alunos ao campeonato e lograrem êxito no campeonato.

“Os JEPI’s nos fez vibrar e sofrer. Foram ótimos esses dias que vivenciamos ali em Teresina, mesmo diante dos imprevistos. Estou muito feliz com o resultado de Picos, tanto da rede municipal quanto privada. E agora vamos para a etapa nacional com grandes expectativas de medalhas, pois já sabemos do potencial destes estudantes”, declarou Mary Dantas.

“Acabamos de retornar da etapa estadual, que aconteceu em Teresina, com os atletas que estavam representando Picos e o que colhemos, além de aprendizado e conhecimento, foram muitas medalhas, tanto da rede pública como privada, e agora estamos nos preparando para encaminhá-los para a etapa nacional, na qual temos certeza de que também lograremos êxito. A cidade, os atletas, os professores, a rede de ensino e de esportes, todos estão de parabéns pelo trabalho desempenhado até aqui”, destacou Layana Rufino, Secretária de Esportes.

A aluna Juliana Escórcio, da Escola Antônio Marques, no bairro Aroeiras do Matadouro, conseguiu cravar 41m no arremesso de martelo. Esta é a segunda melhor marca do país na categoria dela.

“Estou muito feliz pela minha conquista. Eu consegui quebrar meu próprio recorde, algo que não imaginei acontecer no campeonato. Estava muito nervosa, mas todos me deram muito apoio. Então só tenho a agradecer. Agradecer especialmente pelo cuidado com nossa equipe na viagem. Ano passado nós fomos, mas foi um sufoco, pois chegamos na hora da disputa. Mas esse ano foi muito organizado. Então só gratidão a todos”, disse ela.

Sua mãe, a dona de casa Jucélia Escórcio, disse acreditar no potencial da filha e que ela pode chegar onde quiser.

“Ela treina há uns três anos. Viu o irmão treinando e acompanhou no mesmo segmento. No início fiquei com medo dela se machucar, mas meu filho foi treinando ela corretamente e ela tem se saído muito bem. Ela tem sido meu orgulho. Estou feliz em vê-la conquistando as medalhas que ela tanto sonhou. E estou esperançosa de que ela se saia muito bem no campeonato nacional, pois ela tem treinado todos os dias para isso”.

Fernanda Leal, coordenadora de Educação Física da rede municipal de Picos, agradeceu o apoio que a prefeitura e as secretarias de Educação e Esportes têm dado ao desporto escolar.

“É por esse motivo que temos tido resultados incríveis. Desde março venho fazendo pedidos para nossos estudantes que estão participando das etapas dos jogos escolares e sempre fomos atendidos. Temos visto nossos alunos galgando o espaço deles desde a primeira etapa. As famílias e professores também têm sido um grande apoio para esses meninos e para a gente. Então é só gratidão”, falou.

Idealizador do Projeto Semear, o desportista Heraldo Filho tem desenvolvido em Picos um projeto social com crianças carentes, e destas, duas de suas alunas – que também fazem parte da rede municipal – se destacaram: Juliana e Ana Beatriz. Ele disse estar vivendo um momento único ao ver o esporte ser valorizado e apoiado pelo poder público.

“A gente só tem a agradecer tudo o que está acontecendo. Isso é inédito, incrível. Isso é viver um sonho. Sem palavras para como a gestão olha para o desporto escolar. É uma semente que plantamos hoje e que ela vai ser colhida de maneira incrível. Acredito que ninguém imagina o quão longe vamos chegar. Foi e está sendo emocionante ver isso tudo isso acontecer”, declarou.

Representando a classe de docentes, a professora Adejanara Silva, da Escola Antônio Marques afirmou que ficou feliz pela conquista de todo o alunado da rede e pelo incentivo que o município tem dado para a área dos esportes.

Em nome do corpo estudantil privado, a professora e educadora física Larissa Borges, agradeceu ao poder público pela parceria firmada com o setor das escolas particulares de Picos e disse esperar “que a parceria se perpetue, a fim de que o esporte esteja cada vez mais em foco e sendo levado adiante, pois é isso que a cidade merece”.

Cinco estudantes da rede privada – escolas São Judas, Machado de Assis e Instituto Monsenhor Hipólito – também seguem para a etapa nacional.

Fonte: CCOM

Comentários