Sábado, 12 de Outubro de 2024

PTB de Zé Neri e Nerinho se fortalece para 2016

Publicado em 07/07/2015
Por Jailson Dias
68ba20a09cad263455d77015c3eb.jpg
68ba20a09cad263455d77015c3eb.jpg
PTB pleiteará cargo de vice/Jailson Dias

O ano de 2015 foi intenso para todos os partidos políticos que atuam no município de Picos, com crescimento de algumas legendas e encolhimento por parte de outras, embora esse jogo só deva se intensificar a partir de março de 2016, quando se encerra o prazo para as mudanças partidárias.

Em meio a todo esse processo o partido que parece estar crescendo mais rapidamente é o PTB do ex-prefeito José Neri de Sousa e do secretário de Desenvolvimento Econômico e Industrial do Piauí, Icemar Lavor Neri, o Nerinho.

Mesmo com as idas e vindas do PTB na administração municipal, entregando duas secretarias importantes, Saúde e Governo, além dos desabafos públicos do ex-prefeito José Neri de Sousa e a saída certa do vereador Evandro Reis, a legenda mantém o prestígio com a possibilidade do ingresso de no mínimo dois vereadores: Zé Luís (PSB) e Toinho de Chicá (PMDB).

O secretário Nerinho já declarou que fará o possível para que esses nomes ingressem no PTB, além de afirmar que a legenda não abrirá mão da vaga de vice-prefeito na chapa do Pe. Walmir Lima (PT) nas eleições de 2016. Nerinho afirmou que essa vaga já deveria ter pertencido ao PTB há mais tempo, quando da eleição que levou Kléber Eulálio para o Palácio Coelho Rodrigues, mas na ocasião eles declinaram dessa possibilidade em favor do PT para manter o grupo unido, agora seria a vez do seu partido ser favorecido.

As duas saídas consecutivas da filha de Zé Neri da administração municipal, Cecília Maria Lavor Neri, foram determinações do próprio pai, que não perde a oportunidade de declarar a sua insatisfação com a participação dos cargos na administração do Pe. Walmir Lima. Contudo, Nerinho nega que Xandú será o nome indicado pelo partido, pois a discussão ainda acontecerá.

A situação do PTB parece ser facilitada pelo declínio dos outros dois partidos mais influentes da cidade: o PMDB e o PSB, ambos enfraquecidos pela possibilidade de perder muitos parlamentares no ano que vem. Contra o PMDB pesa ainda a má administração do ex-prefeito Kléber Eulálio, ainda bem recente na memória do povo picoense.

Comentários