A Prefeitura Municipal de Picos, por meio da Controladoria-Geral do Município, realizou na manhã desta quarta-feira, 12 de novembro, a Audiência Pública de Demonstração e Avaliação do Cumprimento das Metas Fiscais referentes ao 2º quadrimestre de 2025.
O encontro aconteceu no plenário da Câmara Municipal e reuniu autoridades, servidores e representantes da sociedade civil.
O evento teve início às 9h e foi aberto pelo chefe de gabinete da Prefeitura de Picos, Filomeno Portela e pela controladora-geral do município, Joyce Wenzel. Ambos destacaram a importância do momento como instrumento de transparência e de fortalecimento da gestão pública, permitindo à população acompanhar de forma clara a aplicação dos recursos e o desempenho fiscal do município.
Durante a audiência, o assessor contábil do município, Igo Santos, conduziu a apresentação técnica sobre a execução orçamentária e o cumprimento das metas fiscais, em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF).
Em depoimento a nossa reportagem, Igo Santos relatou a importância da audiência e apresentou índices constitucionais e legais referentes às receitas, despesas, investimentos e resultados obtidos pelas secretarias municipais no período avaliado.
Logo após a abertura, os secretários municipais das áreas de Saúde, Obras, Educação, Turismo, Finanças, Cultura, Meio Ambiente, Esportes, Trânsito, Defesa Civil, Serviços Públicos e Assistência Social participaram da audiência, apresentando um panorama das ações e resultados de suas respectivas pastas durante o segundo quadrimestre.
A Secretária Municipal de Educação, Mary Dantas, reforçou o compromisso da gestão com a transparência, a responsabilidade e resultados concretos da educação municipal.
Representando o secretário municipal de Saúde Thales Coelho, o Assessor Médico da secretaria, Pascoal Gomes, disse sobre as ações realizadas pela pasta no período avaliado do 2º quadrimestre de 2025.
A Audiência Pública de Metas Fiscais é uma exigência da Lei Complementar nº 101/2000 (Lei de Responsabilidade Fiscal), que determina que os gestores apresentem periodicamente o desempenho fiscal do município, garantindo maior transparência na gestão dos recursos públicos e promovendo o diálogo entre governo e sociedade.