Nesta sexta-feira, 29, é comemorado o dia nacional de combate ao fumo, cujo vício já levou milhares de pessoas à morte em decorrência das substâncias químicas queimadas no ato de fumar, muitas cancerígenas. Segundo a coordenadora de Tabagismo, da Secretaria de Saúde de Picos, Micherlla de Brito Almeida, está sendo desenvolvido um tratamento gratuito que busca ajudar as pessoas a se livrarem do cigarro e de todos os seus males.
As pessoas interessadas em livrar-se do vício devem procurar as unidades de saúde e se cadastrarem. O tratamento dura um ano. Os três primeiros meses são medicamentosos, a partir do sétimo passa a ser psicológico, ou seja, os fumantes passam a se reunir em grupo. Micherlla informa que pelo menos 200 pessoas já se cadastraram em sete postos da cidade de Picos.
Micherlla explica ainda que a Coordenadoria de Tabagismo espera receber os medicamentos que são oriundos do Ministério da Saúde, para, então, poderem ampliar o tratamento. Estes deverão chegar logo às farmácias básicas.
Fumar
Desde 1840 o cigarro passou a ser industrializado, proporcionando um grande aumento de pessoas que fumam por todo o mundo. O fumante, com o passar do tempo, adquire uma doença denominada tabagismo, que se caracteriza pelo excesso de nicotina no organismo. O tabagismo não é facilmente curado, pois os efeitos do cigarro são processados pelo cérebro e causam prazer.
O maior dos malefícios do consumo de fumo é o câncer de pulmão, que responde por 90% dos casos da doença.