A abertura de vagas para o curso de Medicina da Universidade Federal do Piauí (UFPI) no campus de Floriano deve acontecer já no próximo ano de 2026. A notícia foi dada pelos deputados Dr. Francisco e Dr. Marcus Vinicius, que estiveram no Ministério da Educação (MEC) nesta terça-feira (12) em Brasília.
Os parlamentares se reuniram com o assessor especial, Léo de Brito, e a equipe técnica do Ministério, onde discutiram sobre a liberação do código de vagas e abertura de concurso para professores a fim de implantar a graduação.
O curso de Medicina em universidade pública no centro-sul do Estado é uma articulação do deputado Dr. Francisco encampada pelo deputado Dr. Marcus Vinícius. O projeto já venceu algumas etapas, inclusive a vistoria - fase em que uma equipe do Ministério confere o local e as condições para implantação do curso - feita em 2024 pela Comissão de Acompanhamento e Monitoramento das Escolas Médicas do MEC, que aprovou a implantação.
Atualmente, o Piauí conta com cursos de Medicina na UFPI nas cidades de Teresina, Parnaíba e Picos. Floriano é a única sede macrorregional de saúde do Piauí que ainda não tem essa graduação.