O Instituto Monsenhor Hipólito encerrou, nesta quinta-feira, 11 de dezembro, a Jornada Pedagógica 2026, concluindo dois dias de formação intensa dedicados ao fortalecimento das práticas educativas e ao alinhamento do corpo docente.
Veja AQUI imagens dia 10!
Veja AQUI imagens dia 11!
A programação dos dias 09, 10 e 11 reuniu professores e equipes escolares em momentos de estudo, espiritualidade e partilha de experiências, reforçando o compromisso do IMH com uma educação inovadora e humanizada.
Momento orante
Na quarta-feira (10), as atividades tiveram início com o Momento Orante na capela da instituição e, em seguida, a palestra IA em sala de aula: ampliando e otimizando o olhar do professor, conduzida por Anderson Marques Silva (SPE), que apresentou perspectivas sobre o uso consciente e pedagógico das tecnologias emergentes.
Palestra com Anderson Marques Silva
Palestra com Vanessa Rainho Sedano
Durante a manhã, a formação também contou com a assessora Vanessa Rainho Sedano (Bernoulli), trazendo reflexões sobre a adaptação à realidade digital e às novas ferramentas de ensino.
Ainda no período da manhã, Karoline Torres (SM) discutiu a importância da leitura e da escrita interdisciplinar no desenvolvimento da análise crítica dos estudantes.
Na parte da tarde, as discussões avançaram com o tema Pedagogia que inspira, ministrado por Talita Rodrigues (IMH), destacando indicadores de qualidade e práticas que fortalecem o ambiente escolar.
A formação continuou com oficinas segmentadas que abordaram portfólios, histórias de aprendizagem, competências do Ensino Fundamental e avaliação com Inteligência Artificial, proporcionando um espaço de aprofundamento teórico e prático para os educadores.
Momento de relaxamento e oração
Palestra com Humberto Herrera
O último dia da Jornada Pedagógica, nesta quinta-feira (11) teve início com o Momento Orante e de reflexão e relaxamento, seguido da palestra de Humberto Herrera (SM), que falou sobre Educar é evangelizar: a missão da escola católica hoje, ressaltando o papel da espiritualidade e dos valores na formação integral dos estudantes.
Encerrando a programação formativa, os professores participaram de oficinas específicas para cada segmento. Na Educação Infantil e EFAI, o foco esteve na vivência da espiritualidade no cotidiano escolar, enquanto os docentes do EFAF e Ensino Médio receberam orientações de José Rodrigues Neto (FTD) sobre práticas que estimulam o bom desempenho acadêmico e a preparação dos alunos para olimpíadas e desafios externos.
Veja matéria relacionada:
IMH dá início à Jornada Pedagógica 2026 com programação voltada à missão e ao bem-estar docente