Os alunos do 6º e 7º anos do Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), em Picos, realizaram uma exposição como culminância do Projeto Gêneros Textuais, desenvolvido ao longo do ano letivo pela área de Linguagens. Em 2025, o projeto trouxe como tema “Rio Guaribas, cadê você?”, com o objetivo de despertar nos estudantes uma reflexão crítica sobre a preservação do principal rio que corta a cidade.
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Segundo os professores envolvidos, o projeto teve início em março e buscou incentivar a interpretação, a leitura e a produção textual, estimulando o olhar dos alunos para a realidade local. Cada turma trabalhou um gênero textual diferente, explorando a temática ambiental sob perspectivas diversas.
“Cada sala tem um gênero textual. Os alunos do 6º ano produziram fábulas e contos fantásticos, enquanto os do 7º ano elaboraram poemas-protesto e paródias. Todas as produções foram baseadas em pesquisas e aulas de campo, refletindo sobre o que podemos fazer para revitalizar o Rio Guaribas e evitar problemas como as enchentes que vivenciamos no início do ano”, explicou a professora coordenadora do projeto Irlane Veloso.
Durante a exposição, os demais alunos puderam conhecer os textos produzidos pelos colegas, que expressaram, por meio da escrita criativa, preocupações ambientais e propostas de conscientização.
A atividade também possibilitou que os alunos desenvolvessem a capacidade de interpretar criticamente o meio em que vivem, unindo educação e cidadania.
“O principal objetivo é fazer com que o aluno interprete a realidade e se perceba como parte dela, capaz de propor mudanças positivas”, destacou a professora.
Feliz com o aprendizado que o projeto trouxe, a aluna do 7° ano, Lavínia Vitória em depoimento a nossa reportagem, expressou detalhes da produção textual e como os alunos desenvolveram suas atividades.
A mostra reafirma o compromisso do Instituto Monsenhor Hipólito com uma educação transformadora, que ultrapassa os limites da sala de aula e conecta o aprendizado à vida cotidiana e às questões socioambientais da comunidade picoense.