Alagoinha do Piauí agora conta com um projeto pioneiro que promete transformar a vida de muitas pessoas, em especial os idosos. Sob a gestão do prefeito Pedro Otacílio e do vice-prefeito Cícero Cauã, foi implantada a Capoterapia Itinerante, uma iniciativa inédita no município, conduzida pelo professor Denis Costa, que leva atividades físicas adaptadas diretamente até a casa dos participantes.
A ação, conduzida pela equipe da Assistência Social por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), oferece não apenas exercícios, mas também momentos de lazer, socialização e cuidado com a saúde física e mental dos idosos.
O foco principal da Capoterapia Itinerante são pessoas acamadas ou com dificuldade de locomoção, garantindo que mesmo aqueles que não podem sair de casa tenham acesso a práticas que estimulam a autonomia e o bem-estar.
Segundo a secretária de Assistência Social, Pelva Bárbara, a Capoterapia Itinerante é mais do que uma atividade física é um gesto de atenção e inclusão. “Nunca houve nada parecido na nossa cidade. Estamos levando cuidado e alegria para quem mais precisa”, destacou.
Atualmente, as visitas são realizadas apenas na zona urbana, mas a expectativa é ampliar o atendimento para a zona rural em breve.
As visitas, realizadas nesta segunda-feira, 11 de agosto, foram acompanhadas pela secretária de Assistência Social, Pelva Bárbara; pela coordenadora do SCFV, Wessyneide e pelas orientadoras sociais Janicleia e Lúcia, que auxiliam na organização e no acompanhamento dos participantes.