Sábado, 19 de Abril de 2025

Prefeito Filipe Gonçalves discute sobre impactos da seca em evento realizado pela APPM

Publicado em 09/04/2025
Por Renata Arrais
FA-IMG-23e6df2792caa70834c4.jpg
FA-IMG-23e6df2792caa70834c4.jpg
Prefeito Filipe Gonçalves durante encontro/Foto: Reprodução

O prefeito de Caldeirão Grande do Piauí, Filipe Gonçalves, participou nesta terça-feira, 08 de abril, de uma importante reunião promovida pela Associação Piauiense de Municípios (APPM), em Teresina, para discutir a grave situação de seca que afeta diversas regiões do estado. O encontro, realizado no auditório da entidade, reuniu representantes dos 224 municípios piauienses, incluindo 123 prefeitos.

A reunião foi articulada pelo presidente da APPM, Admaelton Bezerra, prefeito de São José do Piauí, e teve como principal objetivo alinhar estratégias para enfrentar os efeitos da estiagem prolongada, que tem provocado sérios prejuízos à população, especialmente nas áreas rurais.

Entre as principais consequências da seca estão as dificuldades no abastecimento de água, grandes perdas nas safras agrícolas e temperaturas elevadas, causadas pela irregularidade e escassez de chuvas, que estão abaixo da média histórica. Em função desse cenário crítico, o Governo do Estado decretou situação de emergência em 129 municípios.

Durante o encontro, o prefeito Filipe Gonçalves destacou a realidade enfrentada por Caldeirão Grande e a necessidade urgente de ações conjuntas para minimizar os impactos da seca nas comunidades mais afetadas. "Estamos vivendo um momento desafiador. É fundamental que os municípios tenham o apoio dos governos estadual e federal para garantir medidas emergenciais e estruturantes, principalmente no tocante ao abastecimento de água e à agricultura familiar", afirmou o gestor.

(Foto: APPM)

A reunião contou ainda com a presença de autoridades estaduais e federais, entre elas o representante do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social (MDS), Raimundo Soares, além dos secretários estaduais Washington Bonfim (Planejamento), José Neri (Defesa Civil), Regina Sousa (Assistência Social), Fábio Abreu (Assistência Técnica e Defesa Agropecuária) e Rejane Tavares (Agricultura Familiar).

Comentários