Sábado, 19 de Abril de 2025

Governador visita áreas mais atingidas pelo temporal em Picos

Publicado em 22/01/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-3b4abd38ccc346af9360.jpg
FA-IMG-3b4abd38ccc346af9360.jpg
Visita do governador a Picos/Foto: Bismark Sousa

O Governador do Piauí, Rafael Fonteles, esteve na tarde desta terça-feira, 21 de janeiro, em Picos para acompanhar de perto os danos causados pelas fortes chuvas. O impacto do temporal causou grande destruição em alguns bairros do município, segundo o governador mais de 3 mil pessoas estão desabrigadas devido as enchentes.

Veja AQUI todas as imagens!

O objetivo da vinda do governador a Picos foi para ver de perto os danos causados e buscar soluções imediatas e a longo prazo de obras que possam finalizar de vez o problema da drenagem das águas em Picos.

Destruição em Picos 

Em depoimento a nossa equipe de reportagem, Rafael Fonteles destacou ações que devem ser feitas no município para ajudar as pessoas que sofreram algum tipo de dano pelas enchentes.

“Nosso esforço é para fazer a ampliação dessa micro e macro drenagem da cidade de Picos, e como prioridade no curto prazo é socorrer essas famílias com alimentação saúde, higiene para que possam ter dignidade de passar por essa tragédia. Muitas perdas materiais, além de três vidas perdidas onde me solidarizo com os familiares, e espero que a gente acelere cada vez mais na ajuda para a população”, disse o governador.

Governador Rafael Fonteles 

A visita iniciou na Rua Santo Agostinho e seguiu para o residencial São Bernardes, no Bairro Ipueiras, lugares mais afetados pelas chuvas. Posteriormente, o governado e sua comitiva estiveram no Bairro Emaús, mais precisamente no Riacho dos Macacos, onde está sendo realizada uma dragagem para evitar novas inundações.  

Governador entrou na casa de moradores atingidos pela enchente 

Além do governador estiveram presentes o prefeito Pablo Santos, o deputado estadual Severo Eulálio, deputado federal Jadyel Alencar, o secretário Municipal de Saúde e deputado estadual Thales Coelho, vereadores de Picos, representantes do governo estadual e comunidade local. 

O prefeito de Picos, Pablo Santos, também falou sobre a situação e a importância das ações conjuntas entre o município e o governo estadual para enfrentar a tragédia causada pelas chuvas.

"Estamos diante de uma calamidade que afetou profundamente a vida de muitas famílias picoenses. Quero, em primeiro lugar, me solidarizar com todos os que perderam seus entes queridos e com aqueles que estão desabrigados neste momento. É uma situação difícil, mas com união, empenho e o apoio do governador Rafael Fonteles, tenho certeza de que iremos superar esse momento. Nosso foco agora é atender de forma emergencial as necessidades da população atingida, garantindo assistência alimentar, médica e psicológica. Paralelamente, é imprescindível que trabalhemos para resolver de vez os problemas estruturais de drenagem que tanto prejudicam nossa cidade em períodos de chuva”, frisou o prefeito.

Prefeito Pablo Santos ao lado do governador 

O morador do bairro Emaús e empresário, Kaio Rafael, contou para nossa equipe de reportagem seu sofrimento em decorrência da forte chuva que atingiu seu bairro. Kaio mora próximo ao Riacho dos Macacos e tem um deposito de vendas de Botijão de gás.

“A água chegou na altura próxima ao peito, ainda levei um choque ao tentar segurar no portão, mas a chuva estava muito forte e derrubou tudo. 475 botijões foram atingidos pela enchente, recuperei pouco mais de 200 e infelizmente meu prejuízo foi cerca de 75 mil fora os muros do deposito que caíram, carros e motos alagadas, móveis, todos os móveis foram perdidos na casa da minha mãe, apenas uma televisão suspensa se salvou”, relatou Kaio Rafael.  

Empresário Kaio Rafael

 

Comentários