A Prefeitura de Santana do Piauí, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, promoveu nesta sexta-feira, 22 de novembro, a terceira edição do mutirão de castração de cães e gatos. A ação aconteceu na Unidade Básica de Saúde Isaac Borges, localizada no centro da cidade, e foi oferecida gratuitamente à população.
Idealizado pela gestão da prefeita Maria José de Sousa Moura (Progressistas), o projeto tem como principal objetivo controlar a população de animais no município, reduzindo o número de cães e gatos abandonados. Segundo a prefeita, a iniciativa atende a uma demanda da comunidade, proporcionando o serviço de forma acessível.
“Esse projeto é fundamental para mantermos o controle da população de pets, diminuindo os casos de abandono. Era uma necessidade identificada pelos tutores, e conseguimos oferecer isso sem custo algum para a população”, destacou a prefeita.
Prefeita Maria José
De acordo com o secretário de Saúde, Ricardo Carvalho, o mutirão tem sido um grande sucesso, com uma procura crescente a cada edição. Ele também ressaltou que o município realiza campanhas de vacinação para cães e gatos, reforçando o compromisso com o bem-estar animal e a saúde pública.
Secretária com profssionais de saúde
“Somos constantemente procurados pelos moradores interessados em castrar seus animais. Além disso, promovemos campanhas de vacinação no período adequado, sempre com atenção e cuidado para com os pets”, frisou o secretário.
A campanha beneficia tanto os moradores da zona urbana quanto das comunidades rurais de Santana do Piauí. Além de controlar a superpopulação animal, o mutirão visa prevenir o abandono e reduzir interações negativas entre os animais e o ambiente urbano. A castração é amplamente reconhecida como uma medida de saúde pública e reforça a importância do cuidado responsável com os animais domésticos.