Sábado, 05 de Outubro de 2024

G20 Social: encontro inicia debates sobre combate a fome e pobreza

Publicado em 20/05/2024
Por Bismark Souza / Estagiário da Uespi
FA-IMG-4d3a667c314cb36cdc98.jpg
FA-IMG-4d3a667c314cb36cdc98.jpg
G20 Social/Foto: Governo Federal

Nesta segunda-feira, 20 de maio, acontecerá o encontro do G20 Social em Teresina. A reunião será aberta pelo ministro Wellington Dias. A Câmara Interministerial de Segurança Alimentar e Nutricional abordará as propostas que devem ser levadas ao G20. Durante o encontro, os ministério que integram a Câmara darão suas contribuições para a composição da cesta de políticas públicas da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza.

A programação antecede a 3ª Reunião da Força Tarefa para a construção da Aliança Global contra a Fome a Pobreza, dentro do G20, cujas reuniões acontecem entre os dias 22 e 24 de maio, também na capital piauiense. O encontro do G20 Social terá lugar no prédio da Fiepi (Federação da Indústria do Piauí), na Avenida Gil Martins, às 8h.

A ideia é que iniciativas exitosas contra a insegurança alimentar e a miséria possam ser adaptadas aos contextos nacionais implementadas pelos países membros. Logo após, às 10h, acontece o seminário “Na rota para o G20: a experiência recente do Piauí no combate à fome e à pobreza”, que traz a apresentação de uma pesquisa inédita do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) pelo pesquisador e consultor Antônio Claret.

Ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias

O estudo “Medidas de Desenvolvimento Humano e políticas públicas no Piauí (2000-2024)” visa analisar o histórico do Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) no Piauí ao longo dos últimos 25 anos. Também destaca políticas públicas e estratégias adotadas para enfrentar a fome e a pobreza.

Fazem parte do debate o ministro Wellington Dias; o governador do Piauí, Rafael Fonteles; o secretário de Planejamento do Piauí, Washington Bonfim; a presidenta do Instituto de Pesquisa Aplicada (IPEA), Luciana Servo; e o diretor do FGV Social, Marcelo Neri. À tarde acontece a reunião ampliada à sociedade civil “Enfrentamento à fome e combate à pobreza: contribuições da sociedade”, com participação de Wellington Dias.

 

Fonte: O Dia

Comentários