Nesta quinta-feira, 04 de outubro, a Secretaria Municipal de Educação, com o apoio do prefeito de Paquetá do Piauí, Dr. Anderson Clayton, promoveram o II Colóquio de Literatura Infantil com o tema “Literatura Infantil na perspectiva da Educação para as relações étnicos-raciais: diálogos necessários”.
Veja AQUI todas as imagens!
O objetivo do evento foi discutir as tradições e culturas africanas, por meio da literatura, como forma de preservar a identidade do povo africano e suas origens. A proposta também enfatizou a luta contra o preconceito e o combate ao Bullying nas escolas.
O colóquio de literatura foi organizado pela equipe municipal do PPAIC, liderados pela coordenadora Luana Maria Oliveira e pelas formadoras Maria Cláudia Japiassú e Wilcemar Gonçalves. Ao todo, 8 escolas participaram, foram elas: U. E. Cícero Francisco de Moura; U.E. Ciriaco Ferreira de Souza; U.E. Lagoa do Tucano; U.E. N. Sra. Dos Remédios; Creche Eusébio Borges Leal; U. E. Manoel Gonçalves Guimarães; U. E. Celso Eulálio; U. E. Augustinho José Garcia.
Durante o evento os professores exploraram livros literários que falavam sobre as relações étnicos-raciais, sobretudo relacionando-os com a discriminação racial. Também foi apresentado as tradições e culturas africanas introduzidas no Brasil como a culinária, religião, costumes e a contação de histórias pelas pessoas mais velhas.
O tema do Colóquio foi abordado com as crianças nas escolas por meio de práticas bem-sucedidas, destacando as lutas históricas de negros e brancos no combate ao racismo, à intolerância, ao preconceito e à discriminação racial.
“Que a literatura infantil contribua para humanizar e incentivar o respeito e o reconhecimento da diversidade cultural e étnico-racial”.