Sábado, 05 de Outubro de 2024

Governador sanciona lei de proteção à fauna silvestre e a animais domésticos no Piauí

Publicado em 30/04/2024
Por Bismark Souza / Estagiário da Uespi
FA-IMG-60ec83b3a52355a0a71a.jpg
FA-IMG-60ec83b3a52355a0a71a.jpg
Governador sanciona lei de proteção à fauna silvestre e a animais domésticos no Piauí/Foto: Reprodução

O governador do Piauí Rafael Fonteles sancionou na sexta-feira, 25 de abril, a lei nº 8364 que determina a Política Estadual de Proteção à Fauna Silvestre e aos Animais Domésticos do Piauí. A medida foi elaborada através de estudos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh). A lei tem como objetivo estabelecer normas para a proteção, defesa, conservação e bem-estar dos animais no Piauí.

A medida foi elaborada em acordo com o Conselho Estadual de Proteção da Fauna Silvestre e de Animais Domésticos (Confauna) e amplamente discutida pelos conselheiros. O Conselho teve um papel crucial na construção da Política, contribuindo para sua aprovação na Assembleia Legislativa e subsequente sanção pelo governador. Fica instituído que todos os animais são tutelados pelo Poder Público, e dele depende a autorização para qualquer ato ou prática relativa aos mesmos.

A lei dispõe sobre as normas destinadas à proteção, à defesa, estabelecendo políticas de proteção, bem como sensibilizar os diversos atores sociais quanto à necessidade de proteção e respeito aos direitos dos animais. A regulamentação também aborda a castração social como uma política pública importante. 

A iniciativa é um passo fundamental do governo estadual com a causa. A partir de agora, os animais piauienses terão mais amparo legal. A determinação é um compromisso da gestão do Governo do Piauí, executado pela Semarh. O trabalho está previsto no programa de compromissos sob coordenação da pasta, o ECO Piauí, no eixo Bio Piauí.

Fonte: O Dia 

Comentários