Domingo, 06 de Outubro de 2024

Secretaria de Educação de Picos inicia Jornada Pedagógica 2024 com ciclo de palestras

Publicado em 05/03/2024
Por Danilo Eliéser
FA-IMG-05bc77b0fcaa12265940.jpg
FA-IMG-05bc77b0fcaa12265940.jpg
Autoridades durante abertura do evento/Foto: Danilo Eliéser

Na manhã desta terça-feira, 05 de março, a Prefeitura de Picos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, deu início à Jornada Pedagógica 2024, marcando assim, o começo do ano letivo. O evento, que aconteceu na Quadra do Colégio Cívico Militar, reuniu professores, gestores escolares e profissionais da educação em geral.

Veja AQUI mais imagens!

Com o tema ‘Educar para Sentir’, o evento teve seu pontapé inicial com a formação da mesa de honra, composta pelo prefeito Gil Paraibano, acompanhado pela primeira-dama Diana Belo; pela secretária municipal de educação, Noêmia Marques; pelo deputado licenciado estadual e atual secretário de saúde, Aldo Gil; pelo ex-prefeito Walmir Lima, além de secretários municipais, vereadores e demais representantes da educação e gestão escolar.

Profissionais de educação de Picos reunidos na Jornada

Na oportunidade, as autoridades presentes proferiram suas falas, destacando a importância da Jornada Pedagógica para o município. O prefeito Gil Paraibano expressou seu compromisso com a educação, ressaltando os esforços da Prefeitura em preparar as escolas para receber os alunos e garantir um ambiente propício ao aprendizado.

Prefeito Gil Paraibano

“Realizamos essa reunião com os professores para a gente conversar com eles a respeito do início das aulas, que é uma responsabilidade muito grande. As escolas estão prontas para receber os alunos. Nós reformamos mais de 30 escolas do município e estamos recuperando carteiras, contratando novos equipamentos e investimento na merenda escolar, para que esteja tudo em ordem. Para mim, a educação é a prioridade”, disse o prefeito.

A secretária de Educação, Noêmia Marques, deu início oficial à jornada, expressando sua satisfação em realizar esse momento prévio ao início do ano letivo. "É com muita felicidade que realizamos esse momento que antecede o nosso início do ano letivo. É um momento onde a gente vai estar fazendo formação com nossos educadores, um momento de interação entre os nossos servidores, sempre esperado e bastante apoiado pelo nosso prefeito Gil, que faz questão de comparecer para também deixar a sua palavra, reforçando sempre o seu compromisso com a educação”, afirmou a secretária.

Secretária de Educação, Noêmia Marques

Logo após as falas, teve início o ciclo de palestras. A primeira delas, intitulada "O Uso da Inteligência Artificial para o Fazer Pedagógico do Professor", foi ministrada por Fernando Trevisani, doutorando em Metodologias Ativas e mestre em Tecnologias Digitais. Em entrevista, Trevisani destacou como a inteligência artificial pode ser uma aliada na otimização do planejamento docente e no aprimoramento da aprendizagem dos estudantes.

Fernando Trevisani, palestrante

“Hoje eu vou trabalhar com metodologias ativas, ou seja, formas diferentes para os professores ensinarem, além daquela forma expositiva que é o professor na frente e os alunos sentados observando. Basicamente, o foco vai ser mostrar práticas realizadas dentro de escolas reais de Educação Infantil a Ensino Fundamental, para que eles tenham ideia de como eles podem implementar isso. A ferramenta da tecnologia é fundamental, porque a geração que os professores trabalham é a geração que já nasceu com o uso de recursos digitais. Então, é fundamental que os professores inseriram isso nas práticas, para os alunos se ambientarem nesse mundo dos recursos digitais a favor da aprendizagem”, disse o palestrante.

Na sequência, houve uma atração cultural: a "Jornada Pedagógica do Humor", ministrada por Jorge Luiz, conhecido por dar vida à personagem Selma de Nieta, famosa pelo bordão "Deixe ela!".

Humorista Jorge Luiz

A manhã foi encerrada com a palestra "Inteligência Emocional: Como Vivenciá-la no Cotidiano da Escola", ministrada por Ricardo Rico, educador e designer de experiências de aprendizagem. Rico abordou a importância das competências socioemocionais dentro da escola, ressaltando a relevância desse tema para os educadores.

Ricardo Rico, palestrante

“Essa é uma jornada muito significativa, porque ela vem na perspectiva do educar e do sentir, tão necessários hoje para todos os educadores, em especial aos educadores do município de Picos. Agradeço à Secretaria de Educação de Picos pela oportunidade de proporcionar aos seus professores uma formação com convidados externos. E, de uma forma direta e indireta, a gente traz também as nossas experiências de vidas, na perspectiva de co-criarmos novas perspectivas para a educação em Picos”, afirmou.

A Jornada Pedagógica continuará até esta sexta-feira, 08 de março, com palestras, apresentação de diário eletrônico, formação de sistema digital escolar, análise e reformulação dos PPP nas escolas municipais e reunião com os pais.

 

Comentários