Domingo, 06 de Outubro de 2024

Prefeito de Geminiano lidera Caravana Solidária para doação de sangue no Hemocentro de Picos

Publicado em 27/02/2024
Por Redação
FA-IMG-9c533c24cc72e21b6a59.jpg
FA-IMG-9c533c24cc72e21b6a59.jpg
Caravana de Geminiano no Hemocentro de Picos/Folha Atual

Na manhã desta terça-feira, 27 de fevereiro, o prefeito de Geminiano, Erculano Carvalho, liderou uma ação solidária ao levar uma comitiva de 16 pessoas formada por colaboradores e amigos para doação de sangue no Hemocentro de Picos. O objetivo da iniciativa é estimular a doação de sangue na região e enfrentar a queda no número de bolsas, que tem colocado em risco o atendimento a mais de 50 municípios na macrorregião.

O Hemocentro de Picos tem enfrentado uma redução nas doações desde o início de janeiro, devido às festividades de férias e ano novo. Com a meta mensal de 500 bolsas de sangue, a instituição intensificou esforços de conscientização, realizando visitas a empresas, academias e sensibilização em locais estratégicos, incluindo ruas e hospitais. Geminiano, mobilizado pelo prefeito Erculano Carvalho, tornou-se um importante aliado nesse esforço. 

Em entrevista, o prefeito destacou a importância do ato de caridade. "A direção do HEMOPI entrou em contato comigo, e eu achei por bem fazer esse ato de caridade. O hemocentro está precisando muito de sangue, então é muito importante prestar solidariedade. Fiquei muito feliz em contar com esses amigos que vieram doar, muitos que não foram chamados mas que se ofereceram para vir. Eu ainda vou fazer um movimento muito grande envolvendo todas as Secretarias, para que todos possam participar. Este é um verdadeiro ato de amor pelo próximo", afirmou.

Prefeito esteve presente e apoiou a ação 

A coordenadora geral do Hemocentro de Picos, Ana Paula, ressaltou a estratégia de visitar municípios para sensibilizar as pessoas sobre a importância da doação de sangue e agradeceu todas as contribuições de cidades vizinhas.  

Ana Paula, coordenadora do Hemocentro de Picos

“Hoje, nós temos uma equipe de captação intensa, que faz visitação nas cidades do interior, para tentar sensibilizar as pessoas quanto ao ato de doar sangue, algo que ainda é rejeitado pela população, mesmo sendo algo tão importante. Geminiano é uma das cidades que já possui caravana para doação, e nós, do Hemocentro de Picos, só temos a agradecer todas as doações que vem de cidades vizinhas. Isso é benéfico tanto para nós, quanto para o doador, considerando que antes da doação, todos passam por um mini check-up, que pode identificar problemas de saúde silenciosos”, disse Ana Paula. 

O Hemocentro de Picos reforça que qualquer pessoa entre 16 e 69 anos pode doar, desde que atenda aos critérios básicos de saúde, descanso e ausência de hábitos prejudiciais.       

 

Comentários