Domingo, 06 de Outubro de 2024

Governo do Piauí lança Orçamento Participativo 2024/2025 em Picos

Publicado em 26/02/2024
Por Danilo Eliéser
FA-IMG-a2fc751c96a00a0918f6.jpg
FA-IMG-a2fc751c96a00a0918f6.jpg
Secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim, apresentou o OPA/Foto: Danilo Eliéser

Na manhã desta segunda-feira, 26 de fevereiro, o Governo do Piauí lançou o Orçamento Participativo (OPA) 2024/2025 no Ceti Miguel Lidiano, em Picos. Destinando R$ 5 milhões para cada cidade - Picos, Floriano, e Piripiri - o programa visa implementar propostas eleitas pelo voto popular, abrangendo diversas áreas.

Veja AQUI mais imagens!

O evento contou com a presença de líderes comunitários, entidades locais e autoridades piauienses, sendo conduzido pelos secretários de estado do Planejamento, Washington Bonfim, e de Relações Sociais, Núbia Lopes. Entre as autoridades locais, estiveram presentes o deputado Pablo Santos, a vice-prefeita Xandú Neri, o ex-prefeito de Picos, José Neri, os vereadores Wellington Dantas, Valdívia, Dalva Mocó e Antônio Moura.



O secretário Washington Bonfim enfatizou a importância da participação das associações comunitárias, afirmando: “A nossa ideia é ter a participação das Associações Comunitárias indicando obras e a população votando diretamente nessas obras. É dessa maneira que a gente constrói um Piauí melhor e entrega benefícios diretamente à comunidade.”


Secretário de Estado do Planejamento, Washington Bonfim

As entidades de bairro e associações comunitárias têm até 27 de março para submeter suas propostas, podendo enviar até três ideias nas áreas de agricultura, educação, segurança e justiça, assistência social, mobilidade urbana, urbanização, cultura, esporte e lazer.

Núbia Lopes destacou que a votação popular ocorrerá em junho de 2024, com os projetos escolhidos sendo aplicados no início de 2025. “Nossas inscrições já estão abertas, e já começamos a atender na sede da Sefaz aqui em Picos. Entre os dias 07 a 17 de junho nós vamos ter o momento mais importante do projeto, que é o momento da votação popular. É a partir daí que as comunidades se mobilizam em torno de eleger as suas propostas. A SEPLAN envia as propostas em agosto ou setembro para a Assembleia Legislativa, os deputados votam e em 2025 começam a ser executadas essas obras", disse a secretária.


Secretária de Relações Sociais do Estado, Núbia Lopes

Além de Picos, o OPA se estende a outras cidades como Piripiri e Floriano, que também serão contempladas com investimentos de R$ 5 milhões em diversas áreas. Esse programa representa uma significativa participação da população no orçamento público anual, permitindo aos cidadãos influenciar as necessidades e prioridades de seus bairros.


Comentários