Domingo, 06 de Outubro de 2024

Senado Federal completa 200 anos e realiza musical para celebrar data

Publicado em 26/02/2024
Por Danilo Eliéser
FA-IMG-bc92ceaf5f07f89afd4a.jpg
FA-IMG-bc92ceaf5f07f89afd4a.jpg
Maestro João Carlos/Foto: Reprodução

O Senado Federal irá realizar um espetáculo artístico e musical intitulado "Senado 200 anos: uma jornada histórica rumo ao futuro" no dia 25 de março, com regência e direção musical do maestro João Carlos Martins. O evento faz parte das comemorações do bicentenário da Casa e contará com a participação da diversidade cultural do Brasil, destacando a importância da arte e cultura na conscientização da importância da democracia.

O maestro João Carlos Martins enfatiza que o roteiro do espetáculo foi cuidadosamente elaborado para marcar a história do Senado brasileiro, utilizando a música como forma de sensibilizar as pessoas para os valores do debate, pluralismo e democracia. A Orquestra Bachiana Jovem Sesi-SP sob sua regência irá executar obras que representam o Brasil, com participações especiais dos solistas Juliana Taino, Jean William e Raquel Paulin.

O repertório sinfônico incluirá obras como a abertura do "Guarani", "Trenzinho do caipira" e o Prelúdio das "Bachianas brasileiras n. 4" de Villa-Lobos, assim como composições de Chiquinha Gonzaga, Dorival Caymmi, Zequinha de Abreu, Luiz Gonzaga, Tom Jobim, Chico Buarque e Rita Lee. O espetáculo será de entrada gratuita e terá transmissão ao vivo pela TV Senado em parceria com o Sesc, além de outras plataformas digitais.

O presidente do Sistema CNC-Sesc-Senac, Roberto Tadros, destaca o orgulho do apoio da instituição para a realização do concerto, ressaltando a importância histórica do Senado. A programação do bicentenário inclui ações legislativas, culturais e educativas, como o Seminário Internacional "Democracia e Novas Tecnologias: desafios da era digital" e exposições interativas inéditas. A diretora-geral do Senado, Ilana Trombka, destaca que o objetivo das comemorações é fortalecer a cidadania e a valorização da democracia no país.

Fonte: Agência Senado

Comentários