Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de Itainópolis realiza roda de conversa em alusão a campanha 18 de Maio

Publicado em 19/05/2023
Por Redação
FA-IMG-ff116e4f07d9de26c41f.jpg
FA-IMG-ff116e4f07d9de26c41f.jpg
Evento contou com o apoio de vários órgãos municipais/Danilo Eliéser / Folha Atual

A Prefeitura de Itainópolis, em parceria com as Secretarias Municipais de Assistência Social, Saúde e Educação, realizou nesta quinta-feira, 18 de maio, uma roda de conversa com o objetivo de tratar sobre o Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.

Confira AQUI mais imagens!

O evento contou com a participação de representantes de diversos órgãos do município, que abordaram a importância da garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes, explicando o que é o abuso, as formas de denúncia e os órgãos a serem procurados em caso de situações desse tipo.

Estiveram presentes na ocasião a secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues; conselheira tutelar Neidiane; a psicóloga do CRAS, Isaura Freitas; a assistente social Laura Raimunda; a coordenadora do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Elizanne Coelho; a enfermeira Ana Miriam; secretários municipais, profissionais do Conselho Tutelar, membros do SAMU e a população em geral.



A roda de conversa marca o encerramento de uma série de ações realizadas pela administração municipal em conjunto com as Secretarias. Anteriormente, foram realizadas visitas para a realização de palestras nas escolas municipais Odete Ferreira Nunes, situada na sede; Elias Bezerra, no Sítio Riachinho; Mariano Borges Leal, localizada no Povoado Riachão; e na Unidade Escolar Sebastião Gonçalves Guimarães, no bairro Várzea Grande. Além disso, desde o dia 09 de maio, foram realizadas panfletagens nas ruas sobre o tema e entrevistas na Rádio local da cidade.



Durante o encontro desta quinta-feira, 18 de maio, a secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues, ressaltou a importância das rodas de conversa nas escolas e afirmou que essa ação é resultado da união de diversas Secretarias, formando uma ampla rede de apoio para abordar o tema com maior alcance.

Secretária de Assistência Social, Marilene Rodrigues

"Nós decidimos fazer essas rodas de conversa nas escolas, porque lá é exatamente onde podemos encontrar um público formado por muitas crianças e adolescentes. A gente procura sempre conversar com o público entre 9 a 18 anos, para que a gente possa levar as informações a quem realmente é importante ter conhecimento da campanha. Essa é uma ação conjunta de várias secretarias, que formou uma grande rede de apoio para que o assunto tenha uma abrangência maior", afirmou a secretária.

A assistente social, Vanessa Leal Ibiapino, ressaltou que todos os municípios têm a obrigação de realizar a campanha do Maio Laranja, mas enfatizou que a conscientização não deve se restringir apenas ao mês de maio. "Todos os municípios têm a obrigação de fazer essa campanha do Maio Laranja, mas ações como essas não devem acontecer só no mês de maio. Esse é o mês de lançamento da campanha para que, no decorrer dos meses, a gente possa estar recebendo as denúncias, porque, por incrível que pareça, toda vez que lançamos a campanha de prevenção, encorajamos mais a sociedade e os adolescentes a denunciarem os casos de abuso e exploração", disse.

Vanessa Leal Ibiapino, assistente social

A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Elizanne Coelho de Sousa, que esteve presente em todas as escolas visitadas durante a campanha, expressou a necessidade de intensificar a abordagem da temática com as crianças e adolescentes do município. "Eu pude estar presente em todas as escolas visitadas realizando essa campanha, e o que pude perceber é que precisamos realmente intensificar, precisamos falar sobre abuso e exploração sexual, porque é um assunto ainda muito pertinente na nossa sociedade. A partir dessa campanha realizada nas escolas, conseguimos mostrar como denunciar e a quem procurar, pois às vezes os alunos sofrem e não sabem a qual órgão responsável devem recorrer", afirmou.

Presidente do CMDCA, Elizanne Coelho de Sousa

Neste dia 18 de maio, antes da Roda de Conversa promovida no Calçadão da Juventude, onde um encontro com alunos na Escola Municipal Odete Ferreira Nunes, que também tratou sobre o Combate ao Abuso e à Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes. Na oportunidade estiveram presentes o Promotor de Justiça, Sebastião Jackson; a presidente do CMDCA, Elizanne Coelho; a assistente Social, Laura Raimunda; a psicóloga Isaura Freitas e Conselheiros Tutelares.

Imagens na Escola Municipal Odete Ferreira Nunes:

 

Comentários