Domingo, 06 de Outubro de 2024

Prefeitura de Simões promove formação sobre Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio

Publicado em 30/11/2022
Por Redação
FA-IMG-eea31f618e49953734c2.jpg
FA-IMG-eea31f618e49953734c2.jpg
Evento reuniu secretária e profissionais da saúde/cidadesnanet

A Prefeitura de Simões, através da Secretaria Municipal de Saúde e de Assistência Social, realizou nesta terça-feira, 29 de novembro, uma formação sobre “Autolesão, Prevenção e Posvenção do Suicídio”.

O evento aconteceu no auditório da escola CEM e teve como objetivo treinar os profissionais do munícipio para a detecção precoce do risco de suicídio em pacientes, além de instruir sobre o abordagem correta por quem presta o primeiro atendimento a quem tenha tentado suicídio.

O momento contou com a presença da Psicóloga e Suicidologista, Thátila Brito, que orientou os profissionais sobre as estratégias que devem ser utilizadas para ajudar a evitar o aumento no número de casos de suicídio.

Psicóloga e Suicidologista, Thátila Brito

Na ocasião, também foram realizados momentos de confraternização e espaços para fazer perguntas e tirar dúvidas.

“O suicídio é uma importante questão de saúde pública, cercado de tabus e estigmas. É um assunto sério para o qual precisamos ter profissionais e instituições preparados para o acolhimento e condução dos casos. Pensando nisso, a Secretaria de Saúde preparou esse momento, onde trouxemos ao nosso município uma das profissionais mais qualificadas no estado do Piauí para trabalhar essa temática, que é a psicóloga Thátila Brito”, frisou a primeira-dama e atual secretária de saúde, Isamária Dantas.

Primeira-dama e atual secretária de saúde, Isamária Dantas

A psicóloga e suicidologista Thátila Brito explicou que a qualificação se trata de uma estratégia nacional. “Nós estamos aqui cumprindo a estratégia nacional que orienta que devemos qualificar os profissionais para lidar com as pessoas em sofrimento e com o risco de suicídio, então estivemos reunidos com os profissionais do SUAS, do SUS, Atenção Primária e Gestores para qualificarmos as ações voltadas para esse público”, pontuou.

Estiveram presentes, a primeira-dama e Secretaria de Saúde, Isamária Dantas; a coordenadora do Atenção Básica, Maria Emanuela; a psicóloga do CAPS, Katia Morais; a Psicóloga do CREAS, Gilka Mary e os demais profissionais da saúde do munícipio. 

 

Comentários