Sábado, 05 de Outubro de 2024

Isaías Coelho promove ação da campanha Setembro Verde

Publicado em 23/09/2022
Por Redação
FA-IMG-f23381d42b77fb6f8fc0.jpg
FA-IMG-f23381d42b77fb6f8fc0.jpg
Diversas atividades foram realizadas durante ação/Divulgação

O Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência - PcD é celebrado nacionalmente, no dia 21 de setembro, e foi escolhido por sua proximidade com a primavera e por ser também o Dia da Árvore, como forma a assinalar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.

 Confira AQUI todas imagens!

A cor verde foi escolhida para representar o conceito de florescimento e frutificação dos direitos como processo de consolidação dos mesmos, consistindo em uma estratégia de promoção de uma grande campanha que possa destacar, num contexto maior, cada uma das ações que são realizadas no período.

Desde 2019, a Prefeitura de Isaías Coelho vem trabalhando e realizando ações com o objetivo de dar maior visibilidade a Luta e Inclusão das Pessoas com Deficiência, e neste ano não foi diferente, onde na noite desta quarta-feira, 21 de setembro, uma ação foi desenvolvida no município.

O evento teve início com a acolhida da Assistente Social - Maria Mônica Cardoso - que destacou o objetivo da campanha e informou que o município está em sua terceira edição de luta conta o preconceito e as diferenças, “Para que seja possível construir uma sociedade inclusiva e igualitária, é essencial respeitar as diferenças e garantir políticas públicas para inclusão, colocando  em prática de forma eficaz  e seguindo princípios da educação e direitos humanos. Vamos celebrar o Setembro Verde como forma de nos conscientizar de que um mundo melhor é um mundo mais inclusivo!", frisou Mônica Cardoso. 

Mônica Cardoso

A parceira intersetorial entre Assistência Social, Educação e Saúde é fundamental para que a inclusão e as políticas públicas na área de acessibilidade e inclusão se tornem efetivas no município.

Na oportunidade, a Secretária de Assistência Social - Maria do Espírito Santo- mencionou que a integração e a inclusão plena das pessoas com deficiência (PcD) na sociedade encontram desafios e obstáculos que dificultam a implementação dos direitos dessas pessoas; ressaltando que o município trabalha incansavelmente para mudar esta realidade e que A INCLUSÃO COMEÇA NO CORAÇÃO. “Trabalhar Políticas Públicas e garantir-lhes mais dignidade e acesso aos serviços públicos a Pessoa com Deficiência é uma missão da Prefeitura de Isaías Coelho por meio da Secretaria de Assistência Social”, afirma a secretária.

Espiríto Santo esteve presente na ação

A Supervisora de Ensino Gardênia Mauriz relatou que a Rede Municipal de Ensino atesta que o acesso à Educação é um direito fundamental de todo cidadão, sendo de extrema importância para o desenvolvimento humano. A Supervisora ainda ressaltou, que as pessoas com deficiência ainda encontram dificuldades para serem totalmente incluídas no Sistema Educacional. Assim, surge a necessidade da implementação da Educação Inclusiva, que implica em pensar o ambiente e a prática educacional de forma a possibilitar o acesso, a permanência e o aprendizado pleno dos estudantes com deficiência. Em sua fala Gardênia Mauriz destacou que o município vem trabalhando para mudar essa realidade e que já foram muitas conquistas de Inclusão Escolar nesses últimos anos tanto na zona urbana quanto na zona rural.

Gardênia Mauriz, supervisora de ensino

Como destaque em sua apresentação, a supervisora apresentou à comunidade os/as  Profissionais de Apoio -PA que atuam diretamente com os/as alunos com deficiências, mostrando que a Rede de Ensino vem desempenhando esse trabalho de Inclusão com muita eficácia, amor, respeito e dignidade.

Gardênia disse também que nesse ano de 2022 está sendo promovida Formações Continuadas para todos os profissionais da Educação, principalmente para os Professores sobre adaptação de aulas e de atividades para que assim possam caminhar para incluir e que de fato possam ter uma escola inclusiva e de qualidade. “Ainda nesse semestre será realizada Formações também para as Famílias dos alunos que apresentam algum tipo de deficiência”, disse.

Crizangela Campos, Secretária de Municipal Saúde, afirmou que a saúde de Isaías Coelho  trabalha de forma intensiva para prestar um atendimento de qualidade para todos/as os/as usuários/as, por meio da Estratégia de Saúde da Família (ESF) e do Núcleo Ampliado de Saúda da Família (NASF) e Agentes Comunitários de Saúde, entres outros dispositivos da rede, além de garantir todas as quartas e sextas-feiras o transporte condução de crianças, jovens e adultos que são atendidos na Clínica de Reabilitação Santa Ana, localizada na cidade de Picos, e no Centro de Atenção Psicossocial-CAPS, na cidade de Simplício Mendes.

Crizangela Campos

Em sua fala, Crizangela destacou o esforço do prefeito Dr. Eudes na conquista de transportes tanto para as equipes multiprofissionais quantos para os pacientes; que mesmo não sendo de uso exclusivo para os pacientes de reabilitação, melhoram a qualidade do serviço prestado. A secretária ainda agradeceu as famílias pela confiança e destacou o compromisso e esforço para atender a comunidade com zelo e compromisso. “Nos colocamos à disposição. A diferença se faz com compromisso, e uma sociedade igualitária se constrói com humildade e atitude”, destacou a secretária, Crizangela Campos. 

O Adolescente Paulo Sérgio- PcD apresentou para o público um lindo poema de Ivan Baron. Logo em seguida, o Núcleo de Cidadania de Adolescentes- NUCA fez uma apresentação com o apoio da mobilizadora de Adolescentes Jackeline Alves. O momento foi encerrado com a exposição de outro poema, de Juvi Barbosa, que foi proferido pela adolescente Giullia Rocha.

As Profissionais Ana Makrina- Educadora Física e a Fisioterapeuta Wyliane Lima abrilhantaram o evento com os JOGOS INCLUSIVOS, que foi sucesso e destaque no evento. O Balé Passos da Arte cantou e coreografou a música do Mundo Bita “A DIFERENÇA É O QUE NOS UNE”.

As atividades recreativas possibilitam as crianças a socialização, dessa forma as crianças vivenciaram algumas brincadeiras recreativas adaptadas com o objetivo de permitir que elas vivenciassem a criatividade, o respeito e acima de tudo a inclusão. As brincadeiras realizadas foram: pega- pega, futebol no pano, corrida guiada.

Ao fim da ação as famílias puderam desfrutar de um momento de lazer com brinquedoteca, jogos, e pinturas faciais.

 

Comentários