Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de São Luís do Piauí realiza Conferência sobre a elaboração de Plano de Saneamento Básico

Publicado em 23/08/2022
Por Redação
FA-IMG-a1ce85e2549307d9bf89.jpg
FA-IMG-a1ce85e2549307d9bf89.jpg
Autoridades durante conferência/Folha Atual

Na manhã desta terça-feira, 23 de agosto, a Prefeitura de São Luís do Piauí, através da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, promoveu na Unidade Escolar Padre Marcos de Carvalho, uma Conferência Inicial que tratou sobre a elaboração do Plano de Saneamento Básico para o munícipio.

Confira AQUI mais imagens!

O objetivo da conferência foi sensibilizar a população para trabalhar de uma forma construtiva e participativa a construção do Plano Municipal de Saneamento Básico.

O evento teve início com o credenciamento dos participantes, composição da mesa de honra, fala das autoridades e a leitura e aprovação do Regimento Interno da Conferência.

Agnaldo fez a leitura do Regimento Interno da Conferência

Em seguida, o representante da FUNASA, Lucas Abreu, fez a apresentação técnica sobre os temas que compõe o Plano Municipal de Saneamento Básico, e ainda, da proposta de agenda para a realização dos eventos de Controle Social.

Lucas Abreu, representante da FUNASA

Um vídeo sobre Saneamento Básico também foi apresentado no encontro. Logo após aconteceu a apresentação da agenda de eventos e a escolha dos delegados que irão auxiliar na execução das atividades do Plano.

Delegados escolhidos durante conferência

A prefeita Kelsimar Abreu falou sobre a importância do evento para o munícipio. “O saneamento básico é um conjunto de ações para melhorar a qualidade de vida do nosso munícipio e é bom estarmos aqui juntos com esse propósito. O objetivo da nossa gestão é esse, trazer melhorias para a população da nossa cidade”, disse a prefeita.

Prefeita Kelsimar Abreu

O secretário de Meio Ambiente, Gilberto Rodrigues, agradeceu a presença da população e das autoridades no evento. Ele ainda falou sobre as expectativas em relação ao Plano de Saneamento Básico. “Tenho certeza que iremos fazer um plano de qualidade para que nosso munícipio tenha uma sustentabilidade tanto na zona rural como na zona urbana”, disse o secretário.

Secretário de Meio Ambiente, Gilberto Rodrigues

O representante da Funasa, Lucas Abreu falou sobre algumas das vantagens do Plano de Saneamento Básico. “Eu considero que é um momento histórico para o munícipio de São Luís porque esse plano é uma ferramenta de gestão e planejamento que vai possibilitar o munícipio a captar os recursos para a melhoria dos abastecimento de água, do esgotamento sanitário, do manejo de resíduos sólidos, da limpeza urbana do munícipio e a questão da drenagem urbana das águas da chuva” disse o representante.

Lucas falou das vantagens do Plano

O engenheiro da Fundação Escola de Sociologia e Política de São Paulo (FESPSP), João Neto, está no município fazendo todo trabalho de levantamento de campo, identificando o máximo de informações sobre saneamento, como estar funcionando a estrutura, o abastecimento de água do município, se tem esgoto a céu aberto ou não, a drenagem e, principalmente, como é que está o gerenciamento do lixo, para a partir daí ser construído o Plano.

Engenheiro João Neto com Gilberto

Depois do levantamento e elaboração, o Plano será levado para análise e discursão com a população em uma outra Conferência, sendo em seguida encaminhando para Câmara dos Vereadores, onde será apreciado entre os vereadores e depois de aprovado passará a ser uma Política de Saneamento Básico de São Luís do Piauí, ficando assim, o município apto a captar recursos para execução de ações voltadas para a qualidade de vida da população.

Salete Silva pediu empenho de todos na elaboração do Plano

Participantes do encontro

 

Comentários