Domingo, 13 de Outubro de 2024

IMH conquista o ‘Selo do Pacto Educativo Global’ por desenvolver ações de educação humanizadas

Publicado em 27/05/2022
Por Edson Costa
FA-IMG-079c59b2cf7ed3b1c2bd.jpg
FA-IMG-079c59b2cf7ed3b1c2bd.jpg
IMH conquista Selo pelas boas ações educacionais/Divulgação

O Instituto Monsenhor Hipólito (IMH), em Picos, conquistou nesta última semana o “Selo do Pacto Educativo Global” por desenvolver ações educativas voltadas para a valorização da pessoa humana e para uma formação para a paz e a solidariedade.

O Pacto Educativo Global é um convite do Papa Francisco para que pessoas, instituições, Igrejas e governos favoreçam uma educação que humanize e que leve a solidariedade como forma de transformar a sociedade.

O Instituto Monsenhor Hipólito, que compõe a Rede Cordimariana de Educação, já vivencia em sua prática Pedagógica e Pastoral um ensino que prima pelo protagonismo do aluno e educador como autores da sua própria história e transformação da sociedade.

Assim, o IMH abraçando o Pacto Educativo Global em seu cotidiano escolar, alinhando suas atividades e projetos e assumindo, cada vez mais, o compromisso de preparar a pessoa para a vida como cidadão comprometido com a casa comum, foi contemplado com o Selo do Pacto Educativo Global, pela Associação Nacional das Escolas Católicas (ANEC), que oferecem esse SELO às instituições que se comprometem com este projeto mundial.

“O Instituto Monsenhor Hipólito já tem na sua filosofia e pedagogia os valores humanos e solidários, que vem alinhar com o Pacto Educativo Global. Cada escola que realizava suas atividades era convidada a enviar um relatório através de um formulário para a ANEC do que estava sendo desenvolvido. Então foi um reconhecimento daquilo que nós realizamos durante toda a nossa jornada e sobretudo em 2020, 2021 e 2022. O pacto foi lançado em 2019 e a partir de então veio a pandemia, mas nós não deixamos de vivenciar essa proposta, por isso esse reconhecimento”, destacou a Irmã Regiane Nascimento, coordenadora do Serviço de Orientação Religiosa (SOR), do IMH.

Irmã Regiane Nascimento

A religiosa disse ainda que a conquista do Selo vem fortalecer o compromisso do IMH na sua missão de educar. “A partir do momento em que a gente ganha o Selo não é para se acomodar ou achar que já finalizou o trabalho, nós estamos apenas começando e a proposta do Papa é que não parem nesse período mais forte, mais que deem continuidade a essa vivência para que a educação se fortaleça muito mais para que possamos ter pessoas cidadãs, cidadãos, conscientes do seu dever como pessoa”, finalizou.

 

Comentários