Sábado, 12 de Outubro de 2024

Senador Ciro Nogueira apresenta projeto para penalizar institutos de pesquisa fraudulentos

Publicado em 12/10/2024
Por Redação
FA-IMG-01116e1fc5fe6940f313.jpg
FA-IMG-01116e1fc5fe6940f313.jpg
Senador Ciro Nogueira/Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Ciro Nogueira (Progressistas-PI) apresentou nesta sexta-feira, 11 de outubro, um Projeto de Lei (PL 3916/2024) que visa penalizar institutos de pesquisa e seus estatísticos que divulgarem resultados significativamente diferentes dos apurados nas urnas.

A proposta surge após o senador observar discrepâncias entre pesquisas eleitorais e os resultados reais, especialmente em Teresina, onde as pesquisas indicavam vitória de Fábio Novo (PT), mas Sílvio Mendes (União Brasil) venceu no primeiro turno.

De acordo com Ciro Nogueira, a intenção é coibir a divulgação de dados que possam influenciar indevidamente o eleitorado. "Depois da desmoralização de institutos fraudulentos pelas urnas Brasil afora, decidi apresentar um projeto de lei que pune tanto os institutos como os estatísticos responsáveis por pesquisas muito divergentes dos resultados das urnas, além da margem de erro", afirmou.

Caso o projeto seja aprovado, os responsáveis por pesquisas que manipulem o eleitor com números irreais poderão ser proibidos de registrar novas pesquisas por cinco anos. "Em 2026 essa farra vai acabar", declarou o senador, defendendo a integridade do processo eleitoral.

Comentários