Sábado, 05 de Outubro de 2024

Primeira Plenária de Saúde Mental é realizada em Itainópolis

Publicado em 01/02/2022
Por Redação
FA-IMG-ee4dcf55e4b97d921365.jpg
FA-IMG-ee4dcf55e4b97d921365.jpg
Participantes da plenária/Francieldo Araújo

Por Francieldo Araújo

A Prefeitura de Itainópolis, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e do Conselho Municipal de Saúde, realizou nesta segunda-feira, 31 de janeiro, a I Plenária de Saúde Mental do município.

O encontro teve como tema ‘A Política de Saúde Mental como Direito: Pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS’.

Profissionais da Saúde, da Assistência Social, de Sindicatos/Associações, Jovens/Adolescentes do NUCA e a comunidade em geral, que participou através da transmissão pela página do facebook da prefeitura, participaram das discussões durante toda a manhã.

Logo após a formação da mesa de honra houve a leitura do decreto de convenção, pela Coordenadora de Imunização Edilce Leite, e logo em seguida, a Assistente Social de Saúde, Fátima Carvalho, falou sobre o diagnóstico da RAPS.

Edilce Leite

Fátima Carvalho

O Secretário Municipal de Saúde, Matias Lopes, explicou a importância do encontro e da discussão sobre esse tema, principalmente, pelas sequelas que a Pandemia deixou e que está mexendo com a saúde mental. “Já deveríamos ter debatido esse tema em outros momentos. Diante dessa situação de pandemia que assola o mundo, o tema saúde mental tem que ser debatido, então hoje iremos fazer isso na 1ª plenária do município”,disse.

Matias Lopes, secretário de saúde

A Coordenadora do SAMU de Itainópolis Aurilândia conduziu uma mesa redonda com o tema “A Política de Saúde Mental como Direito pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção no SUS”.

Momento da roda de conversa

Logo após aconteceu a divisão de grupos em 04 eixos que são eles: Cuidado em liberdade com garantia de direitos; Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental; Política de saúde mental e os princípios do SUS, universalidade, integralidade e equidade; Impactos na saúde mental da população e os desafios para cuidado psicossocial durante e pós-pandemia.

Trabalhos em grupos

Após as propostas apresentadas houve a eleição de delegados, onde foram escolhidos os representantes de usuários que foram: Lucas e Alexsandra titulares, Abrahão e Regina suplentes; representantes dos trabalhadores de Saúde foram: Iaponira titular, e José Valdir de Suplente; representantes gestores e prestadores de serviço de saúde foram: Ana Miria Titular, Edilce suplente.

Delegados titulares e suplentes

 

Comentários