Sábado, 05 de Outubro de 2024

1º conferência de Saúde Mental é realizada em Francisco Santos

Publicado em 19/01/2022
Por Redação
FA-IMG-30b4d6bd517a5fd61b38.jpg
FA-IMG-30b4d6bd517a5fd61b38.jpg
A psicóloga Lívia Rodrigues conduziu a conferência/Folha Atual

A Prefeitura de Francisco Santos, através da Secretaria Municipal de Saúde promoveu nesta terça-feira, 18 de janeiro, no auditório da Unidade Básica de Saúde “José Idelfonso de Barros”, a primeira Conferência Municipal de Saúde Mental.

O encontro teve como tema “A política de saúde mental como direito: pela defesa do cuidado em liberdade, rumo a avanços e garantia dos serviços da atenção psicossocial no SUS”.

Durante o evento, houve a recepção dos participantes pela secretária de saúde, Ana Vilma, seguida da palestra com a psicóloga do CREAS, Lívia Rodrigues Carvalho, que abordou a temática da conferência.

A psicóloga disse a nossa reportagem que o objetivo da palestra foi falar sobre o direito das pessoas e como elas podem ter acesso a redes socioassistenciais, enfatizando ainda sobre a importância da família está atenta aos primeiros sintomas de doenças mentais.

Psicóloga destacou objetivo do evento

“É muito importante que os familiares estejam  atentos aos primeiros sinais de adoecimento, eles vem acompanhados de muitas sintomatologias diferentes, porque os transtornos psiquiátricos contemplam muitos transtornos diferentes, mas sempre tristeza, ansiedade, o choro frequente, a inabilidade social, o isolamento, e as falas típicas de vontade de não viver, quero sumir, então essas frases ligam um sinal de alerta, a pouca produtividade, muito tempo isolado, isso são sinais de alerta”, afirmou Lívia Rodrigues.

Logo após a palestra com a psicóloga, os participantes de dividiram em grupos onde debateram quatro eixos temáticos sobre “Cuidado em liberdade como garantia de Direito e cidadania”, “Gestão, financiamento, formação e participação social na garantia de serviços de saúde mental”, “Política de saúde mental e os princípios do SUS: Universalidade, integralidade e Equidade” e “Impactos na saúde mental da população e os desafios para o cuidado psicossocial durante e pós-pandemia”.

Participantes discutiram eixos temáticos em grupos

Ao final do encontro, foram apresentadas as propostas elaboradas nos grupos de trabalho, e ainda, feita a escolhida da técnica de enfermagem, Sandra Rodrigues, como delegada da conferência, para representar o município na conferência Estadual de Saúde Mental.

Apresentação das propostas

Estiveram presentes na conferência, a secretária Ana Vilma, a psicóloga Lívia Carvalho, a coordenadora da atenção básica, Samara Barros, enfermeiras, técnicas e convidados.

Por Renata Arrais, Estagiária da UESPI.

 

 

Comentários