Sábado, 05 de Outubro de 2024

Rede municipal de ensino de Aroeiras do Itaim realiza avaliações do SAEB

Publicado em 29/11/2021
Por Redação
FA-IMG-c26112dda9068014e31c.jpg
FA-IMG-c26112dda9068014e31c.jpg
Equipes das escolas prepararam recepção para os alunos/Divulgação

A rede municipal de ensino de Aroeiras do Itaim realizou, nesta quinta (25/11/2021) as avaliações do SAEB – sistema de Avaliação da Educação Básica. A avaliação acontece sob a responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – INEP, formada por testes cognitivos e questionários impressos, e tem por objetivo monitorar resultados periódicos do processo educativo, visando a novos investimentos para a adoção de técnicas de ensino sistemáticas votadas para a qualidade da Educação básica.

Em Aroeiras do Itaim, participaram do momento avaliativo alunos do ensino fundamental, diretores, professores, a Secretária de Educação, enfim, a comunidade educativa, de modo a se obter um diagnóstico sob diferentes ângulos da Educação.

A secretária Valdinésia Macedo, em reunião com a equipe técnica e pedagógica, recomendou que fosse dado total apoio aos participantes, para que a avaliação acontecesse da forma mais tranquila possível. “Vamos atingir uma amostra maior que o percentual estipulado pelo MEC para a avaliação. Foi realizado um sólido trabalho de mobilização e de preparo técnico pedagógico com cada aluno, então estamos confiantes”.

Secretária Valdinésia visitou às escolas

O itinerário de provas foi marcado pela recepção aos estudantes por parte do corpo técnico, docente e administrativo de cada escola, já a partir a descida do transporte escolar. A professora Célia Barbosa (técnica da Secretaria de Educação) afirmou que a despeito das dificuldades em época pandêmica, espera que a comunidade educativa se sobressaia, num momento em que o fluxo de frequência presencial tende a se estabilizar, a partir de um trabalho árduo de conscientização e apoio.

As diretoras escolares Andressa Holanda e Ana Paraíba mostraram confiança e entusiasmo com a disposição dos alunos. “Sei que todos darão o melhor de si”, ressaltou a diretora Ana (escola Francisco Teixeira). “Foi um ano diferente, marcado por adaptações que requereram de cada sujeito escolar uma nova compreensão sobre o apreender a aprender, isso também é crescimento humano e a escola considerará o todo, em contexto”, Pontuou Diretora Andressa (Escola São José).

A estudante do 5º ano, Ana Rita de Araújo Gomes, expressou que o ano de 2021 teve um início atípico e a situação passou certa insegurança. “Porque eu não conseguia me entender com a forma on line, apesar da ajuda que recebia da minha escola, eu sentia muita dificuldade em cumprir as tarefas como era pra ser, mas agora estar melhor”.

Os resultados do SAEB são utilizados para calcular o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica – IDEB, juntamente com o fluxo escolar do censo educacional.

 

 

Comentários