Domingo, 06 de Outubro de 2024

Itainópolis: Escola Municipal Odete Ferreira Nunes realiza trabalho preparatório para a avaliação do SAEB

Publicado em 29/11/2021
Por Redação
FA-IMG-a87931048df8430650bb.jpg
FA-IMG-a87931048df8430650bb.jpg
Aulões de preparação para o SAEB foram realizados com os alunos/Divulgação

Desde o início do ano, a Escola Municipal Odete Ferreira Nunes, localizada no município de Itainópolis, vem trabalhando um projeto intitulado “XEQUE-MATE”, desenvolvido pela empresa INOVATY sob a orientação do professor Edson Sá, com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos, além de focar nos descritores do ciclo de aprendizagem.

O trabalho vinha sendo feito de forma remota, desde o início do ano letivo, pela Professora de Língua Portuguesa, Izaura Moura e a professora de Matemática Aline Morais, mas, no início do mês de setembro, a gestão da escola viu a necessidade de intensificar esse trabalho para garantir melhor aproveitamento na aprendizagem dos discentes.

Em diálogo com a Secretaria de Educação e Cultura (SEMEC), foi combinado o retorno híbrido das turmas do 9º ano, e assim, desde esse período, todas as quartas-feiras, a escola começou a receber esses alunos para assistirem às aulas das disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática, sendo que, a partir desse período,  as aulas de Língua portuguesa passaram a ser ministradas pelo professor José Kelli (JK), as de Matemática continuaram com a professora Aline Morais.

A cada semana, o público crescia, o que levou a escola a organizar outra dinâmica para receber os alunos. A quadra da escola foi o espaço escolhido para dar continuidade ao reforço preparatório para a prova do SAEB. As aulas passaram a ser organizadas na dinâmica de “aulão”.

O trabalho realizado nesses períodos teve como objetivo melhorar a aprendizagem dos alunos, visto que estão praticamente há dois anos estudando de forma remota e, consequentemente, obter êxito na prova do SAEB, que está agendada para ser aplicada na escola dia 29 desse mês, próxima segunda-feira, sendo avaliadas as disciplinas de Língua portuguesa e Matemática para todas as turmas do 9º ano, e dia 30 de novembro, terça-feira, uma amostra de Ciências apenas para duas turmas: 9º ano A e B.

Como o momento ainda requer cuidados, devido à crise epidemiológica que o mundo vive, causado pelo coronavírus, todos os cuidados necessários foram tomados para receber esses alunos na escola, de forma a garantir a segurança tanto deles como dos professores.

A escola recebeu, nesse período, as três turmas de 9º ano, público que irá fazer a prova do SAEB, totalizando 86 alunos, dos quais compareceram cerca de 95% durante todo esse período que foi realizado o trabalho. Os alunos demonstraram interesse durante as aulas e foram participativos, o que causou otimismo aos professores e à gestão da escola.

A diretora da escola, a professora Hertanha Monteiro Moura Ibiapina, acredita que o trabalho que foi feito durante todo esse período de forma híbrida pelos professores José Kelli (JK), de Língua portuguesa, e Aline Morais, de Matemática, seja fundamental para obter bons resultados.

A coordenadora pedagógica, professora Maria Silvane Leite Veloso também está muito otimista com relação aos resultados e já faz planos para o retorno às aulas. O professor Ariel Ribeiro, coordenador adjunto também compartilha desse otimismo.

 

Comentários