Sábado, 05 de Outubro de 2024

Secretaria de Assistência Social de Aroeiras do Itaim realiza o Arraiá de Porta em Porta

Publicado em 04/07/2021
Por Redação
FA-IMG-c256a3bfff312377af2e.jpg
FA-IMG-c256a3bfff312377af2e.jpg
Iniciativa animou bastante os idosos do Grupo Jovens da Melhor Idade/Portal O Povo

Animação, alegria nos olhos e muita interação no arrasta-pé. Isso tudo foi o que se viu na manhã desta quinta-feira, 1º de julho, durante “Arraiá de Porta em Porta” promovido pela Secretaria Municipal de Assistência Social de Aroeiras do Itaim, através do CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). A iniciativa foi voltada para os idosos atendidos pelos programas sociais desenvolvidos pela Prefeitura e fazem parte do Grupo Jovens da Melhor Idade.

Participaram do “Arraiá de Porta em Porta” a secretária de Assistência Social, Fátima Rodrigues, o vice-prefeito, Edilson Teixeira (PT), o Tesoureiro, Wendel de Deus, além de colaboradores da SMAS e do CRAS. Todos seguiram os protocolos de segurança e usaram máscara de proteção, álcool em gel e mantiveram o distanciamento social.

Nesse São João Diferente, por conta da pandemia da COVID-19, a equipe do Social com muita empatia e acompanhada do professor de capoterapia, Denis Costa, além de um som automotivo, percorreu diversas ruas do município animando e elevando a autoestima do público da terceira idade nas portas de suas casas. Ao todo 30 idosos foram beneficiados com ação que também contava com sessão de exercícios, muito forró e um lanche típico da época junina.

Durante a ação os idosos também tiveram suas memórias instigadas sendo convidados a cantar e completar os versos de canções de São João bastante conhecidas há décadas como Mulher Rendeira, do Trio Nordestino, e Farinhada, do mestre Luiz Gonzaga.

Para a secretária de Assistência Social, Fátima Rodrigues, essa aula de capoterapia itinerante foi bastante importante para os idosos, pois, na opinião da mesma eles, por serem do grupo de risco do novo coronavírus, acabaram sendo as pessoas mais prejudicadas durante essa pandemia.

Fátima Rodrigues, secretária de Assistência Social

“Porque eles ficam mais em casa, os jovens vão na calçada, saem, usam celular e os idosos além de não poderem sair, na sua maioria não têm domínio das redes sociais e então por eles terem que ficar mais isolados foi que tivemos a ideia de levar esse São João até eles e assim levar um pouco de alegria e um momento de felicidade para eles”, explicou a secretária, Fatima.

O vice-prefeito, Edilson Teixeira, destacou que o “Arraiá de Porta em Porta” foi importante para levar um pouco de alegria aos idosos aroeirenses, haja vista que com todas as restrições que estão sendo seguidas no combate a COVID, acabaram afetando diretamente o dia-a-dia desse público inclusive no que diz respeito a saúde mental.

Edilson Teixeira, vice-prefeito

“A importância é que por conta desse momento crítico de pandemia os idosos ficaram um pouco meio para baixo e a gente promoveu esse momento para tentar animar um pouco, para dar um sentido por conta do stress, da depressão não tomar de conta, e é nesse sentindo que Social está trabalhando dando uma boa assistência não só aos idos como em todas as áreas”, destacou o vice-prefeito.

O professor, Denis Costa, disse que nesse momento de pandemia a capoterapia se reformulou através da capoterapia itinerante para poder levar um pouco de carinho e movimento até a porta da casa da pessoa idosa.

Professor Denis Costa

“Foi nesse momento que surgiu a capoterapia itinerante e vários municípios aderiram e hoje é o dia de Aroeiras do Itaim está recebendo esse projeto levando mais saúde e alegria até a porta da casa dos idosos e a gestão está de parabéns porque inovou, não cruzou os braços durante a pandemia e está trazendo algo novo para a população, principalmente para a comunidade idosa que é uma população que muito precisa nesse período de pandemia”, finalizou.

Fonte: Portal O Povo

 

Comentários