Domingo, 06 de Outubro de 2024

Saúde de Santana inicia imunização dos idosos de 60 à 64 anos contra Covid-19

Publicado em 15/05/2021
Por Redação
FA-IMG-d996a9f12bcbf74f5a60.jpg
FA-IMG-d996a9f12bcbf74f5a60.jpg
Vacinação Covid-19 em Santana do PI/ASCOM

A Prefeitura de Santana do Piauí através da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na manhã desta quinta-feira (13) deu continuidade à imunização do público idoso contra Covid-19. Nesta etapa estão sendo imunizadas pessoas na faixa etária de 60 à 64 anos com a primeira dose da vacina Astrazeneca.

A campanha vem sendo desenvolvida seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e Governo do Piauí. A Secretaria de Saúde adotou uma nova logística no município, onde as doses estão sendo aplicadas nos postos de vacinação e não mais a vacinação domiciliar. A medida foi adotada devido à grande demanda do público.

Equipes envolvidas na imunização

Diante da vacinação em pontos estratégicos – Unidades Básicas de Saúde, Postos de Saúde e no Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges, a SMS adotou medidas sanitárias cumprindo o distanciamento social, higienização das mãos, uso do obrigatório da máscara.

A coordenadora de imunização, Danielle Santos, explicou o processo de imunização e destacou a importância da vacina.

“A vacinação tem transcorrido de forma tranquila, a população está sendo bem instruída pelas Agentes Comunitárias de Saúde e não temos resistência. Como estamos com duas campanhas paralelas, a Influenza e Covid, nós precisamos separar esses pontos de atenção para organizar melhor. Sabemos que a Covid é uma doença de grande magnitude e infelizmente está acometendo várias pessoas, de várias idades, de forma bem rápida. A vacinação é uma forma eficaz, segura, de prevenir essa doença que está fora do nosso controle, sobretudo das formas graves. Além disso, mesmo com a vacina não podemos descansar das medidas preventivas”, enfatizou Danielle Santos.

Danielle Santos - coordenadora de imunização

Quem recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19 foi o santanense Lindalvo Borges Leal, de 60 anos. Ele se diz aliviado por conseguir receber essa dose de esperança.

“Eu estou muito feliz, a vacina é uma coisa que é favor da gente, então é muito importante tomar ela. Eu estava muito ansioso, há tempos estava esperando por essa dose e agora consegui”, disse Lindalvo Borges.

A aposentada Maria das Graças Santos Pereira, de 64 anos, também recebeu a primeira dose da vacina contra Covid-19.

“É uma emoção muito grande receber essa vacina. A gente esperou tanto e agora chegou a nossa vez”, comemorou Maria das Graças Santos Pereira.

Próximas etapas de vacinação

O secretário de Saúde de Santana do Piauí, Layrton Carvalho, frisou que o município vem imunizando os públicos conforme os públicos orientados. A segunda dose para os idosos de 60 à 64 anos deverá ser aplicada em agosto.

“A imunização tem transcorrido de forma positiva, nossas equipes estão sempre à postos. A próxima ocasião para vacinação dos idosos de 60 a 64 anos, a segunda dose, será no início do mês de agosto, ou seja, de acordo com os protocolos, são 90 dias após a D1. Agradeço também sempre o apoio da prefeita Maria José que se mostra atenta e preocupada com o andamento da campanha”, destacou o secretário.

Layrton Carvalho - Secretário de Saúde

No processo de imunização, os Agentes Comunitários de Saúde tem sido papel fundamental no agendamento do público-alvo. A ACS, Ana Maria Gonçalves, descreve como o processo ocorre.

“A gente faz a relação das pessoas com o nome completo, cartão do SUS, data de nascimento e idade para que ninguém fique de fora, conforme a faixa etária que o Ministério da Saúde determina. Então a gente repassa esses dados para a coordenação de vacinas e assim quando as doses chegam ao município combinamos o dia e horário de vacinação, divulgamos também pelos grupos de whatsapp e avisos de casa em casa, através do boca a boca”, pontuou.

Ana Maria Gonçalves -ACS

Programação

Na última terça-feira (11) foram contemplados com a aplicação da primeira dose idosos do Camarada, Engano e Lagoa Seca. Nesta etapa, a vacinação foi feita nas salas de vacinas das Unidades Básicas de Saúde e Postos de Saúde da Família devido à grande demanda.

Na manhã desta quarta-feira (12) a imunização dos idosos de 60 à 64 anos continuou nas Unidades de Saúde do Barro (7h às 8h30), Lagoa dos Marcelinos (9h às 10h20min) e Lagoa Seca (10h30 às 11h30min).

Na manhã de hoje (13) a imunização aconteceu no Ginásio Poliesportivo Chiquinho Borges, no horário de 07h30min, para o público residente na sede e Queimada da Ema (área vinculada). Foram aplicadas 130 doses da Astrazeneca.

Vacinômetro

De acordo com o vacinômetro da Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI), no município de Santana do Piauí já foram aplicadas 1.056 doses entre D1 e D2.

Segundo dados da Secretaria Municipal de Saúde, já foi iniciada a imunização dos respectivos públicos:  Profissionais de Saúde, Idosos 90 anos ou mais, Idosos 80 à 89 anos, Idosos 70 à 79 anos, Idosos 65 à 69 anos, Forças de Segurança e Pessoas com Deficiência.

Até o momento, o município já atingiu a cobertura total de dois públicos – profissionais de Saúde e idosos com 90 anos ou mais.

Comentários