Sábado, 05 de Outubro de 2024

Social de Paquetá do Piauí realiza encontro com idosos do Serviço de Convivência

Publicado em 01/05/2021
Por Redação
FA-IMG-eaf53332db7843c8ea2e.jpg
FA-IMG-eaf53332db7843c8ea2e.jpg
Idosos durante encontro/Divulgação

Na manhã desta quinta-feira (29 de abril) a Prefeitura de Paquetá do Piauí, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e a Secretaria Municipal de Saúde, realizou um encontro com idosos assistidos pelos Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos  (SCFV).

A atividade reuniu 12 idosos do Grupo "Melhor Idade em Ação " no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS).

Na ocasião, os idosos acompanharam uma palestra que abordou a temática "Saúde Mental em tempos de pandemia". O momento foi conduzido pelas psicólogas Gisele Bispo e pela nutricionista Lorena Barros.

A secretária de Assistência Social de Paquetá do Piauí, Daniela Nunes, destacou a importância da ação.

Daniela Nunes, secretária de Assistência Social

"Foi um encontro importante que proporcionou um momento de diálogo, escuta e interação com nossos queridos idosos. É necessário discutir sobre a saúde mental em tempos de pandemia, conscientizar nossos idosos sobre a importância de se manterem tranquilos e esperançosos em dias melhores", pontuou a secretária.

Equipe do CRAS que coordenou encontro

 

Saúde Mental em tempos de pandemia

A pandemia do coronavírus já dura vários meses e, durante esse período, a liberdade de ir e vir e o convívio social foram limitados. Para cumprir a quarentena de maneira correta, o distanciamento social foi indicado por governos e instituições de saúde no mundo todo. No entanto, a solidão causada por essas restrições levantou outra preocupação: a saúde mental na pandemia.

Com uma nova onda de casos crescendo, as medidas de prevenção para COVID-19 ainda devem ser seguidas, mas o cuidado com o bem-estar psíquico deve ser levado a sério.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o país que apresenta maior prevalência de depressão na América Latina. É também o país mais ansioso do mundo. E, para profissionais da psiquiatria, a solidão é reconhecida como um gatilho - um impulsor - de transtornos de humor. 

Comentários