Sábado, 05 de Outubro de 2024

Projeto de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes será realizado em Ipiranga do Piauí

Publicado em 21/04/2021
Por Edson Costa
FA-IMG-7b8674f794c1672022a5.jpg
FA-IMG-7b8674f794c1672022a5.jpg
Programação do projeto foi decidida em reunião/Divulgação

A Prefeitura de Ipiranga do Piauí, por meio do Conselho Tutelar, Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente – CMDCA e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social – CREAS, vai desenvolver o projeto de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes.

As entidades, em parceria com outros órgãos municipais, vão realizar uma campanha em alusão ao 18 de Maio, para mobilizar e conscientizar a população contra a violência infanto-juvenil.

O projeto tem como objetivo estimular a sociedade ipiranguense a denunciar os casos que envolvam abuso e\ou exploração sexual, como também esclarecer sinais que podem ser vistos em quem está sendo violentado, expor para a população que a violência sexual causa danos morais, éticos e principalmente psicológicos.

Secretária de Assistência Social com demais participantes da reunião

As ações serão realizadas durante todo o mês de maio e a programação terá como ponto alto o dia 18, que é Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Na manhã da última terça-feira, 20 de abril, aconteceu na sede do CREAS uma reunião, entre a equipe que está à frente do projeto, quando foi tratado sobre o plano estratégico para o desenvolvimento de ações que serão realizadas.

Na ocasião, foi apresentado o projeto e tratado sobre as etapas, os objetivos e metas da campanha.  A abertura do projeto se dará através de plenária, onde o mesmo será apresentado oficialmente e iniciará a campanha “Maio Laranja” de Combate ao Abuso e Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes.

Na oportunidade, serão firmadas outras parcerias e haverá apresentação do Plano Municipal de combate à Violência contra Criança e Adolescentes. Todas as ações acontecerão respeitando as normatizações de vigilância em saúde, devido à pandemia.

A coordenadora do CREAS, Pauliane Fontes, ressaltou a importância da ação social como uma medida propulsora de informação e conscientização para toda comunidade sobre o combate a violência contra crianças e adolescentes no município de Ipiranga do Piauí.

Por conta da pandemia, a programação acontece na maior parte, de forma virtual, onde as ações serão desenvolvidas por meio de lives, oficinas virtuais, apresentação de vídeos, divulgações em redes sociais, rádio, carro de som e faixa, entre outros.

O projeto encerrará com outra plenária, quando será exposto o resultado de como se deu o desenvolvimento do projeto, os desafios e dados referentes a temática e haverá ainda a criação do Comitê Municipal de Combate à Violência Contra Crianças e Adolescentes.

Por Odaliana Carvalho/cidadesnanet

 

Comentários