Com o objetivo de oferecer para os usuários uma melhor comodidade, a Secretaria de Saúde de Dom Expedito Lopes reservou em suas Unidades de Saúde, salas especificas, com profissionais capacitados, para o atendimento dos pacientes com síndromes respiratórias ou sintomas do novo coronavírus.
Desde quando surgiu a pandemia, a Prefeitura de Dom Expedito Lopes, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem desenvolvendo uma série de ações voltadas para o enfrentamento da doença, fazendo com que não dissemine no município.
Barreiras sanitárias, dedetização de ruas e prédios públicos, distribuição de máscaras, Busca Ativa para diagnóstico da doença e distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para os profissionais da gestão municipal, são algumas das ações promovidas neste período com foco no enfrentamento da doença.
EPIs foram distribuidos para colaboradores da gestão municipal
Dedetização foi realizadas em vários locais da cidade
Informações sobre cuidados com a doença são repassadas para comunidade
Chegando nos locais de atendimento, o paciente é bem recebido por uma equipe de profissionais, que logo encaminha o pessoa para o atendimento médico. De acordo com a indicação médica, é realizado o teste rápido e prescrito a medicação.
Testes são disponibilizados para população
De acordo com o coordenador da Vigilância Sanitária, Benedito Segundo, logo que o agente de saúde sabe de algum caso suspeito ou quando são procurados, eles (agentes) já agendam o atendimento. “Quando o paciente testa positivo existe todo um acompanhamento por parte do agente de saúde da área, que passa acompanhar toda aquela família, notificando os familiares que moram com ele e passando orientações sobre o isolamento”, destacou.
Segundo, coordenador da Vigilancia Sanitária
Benedito Segundo lembrou ainda que a orientação da gestão municipal é que toda pessoa que vier sentir os sintomas possa estar entrando em contato com o agente de saúde para que seja feito o agendamento do atendimento.
Os atendimentos Covid-19 são realizados no Centro de Saúde, da sede do município, como também nas Unidades Básicas de Saúde das localidades Codó e Buriti Grande.
Centro de Saúde da sede
UBS do Codó
UBS de Buriti Grande
Transparência
Com o objetivo de manter a população sempre informada quanto a situação da doença no município, a Secretaria Municipal de Saúde tem divulgado diariamente o Boletim Epidemiológico.
De acordo com dados apresentados no Boletim desta quinta-feira, 08 de outubro, 118 pacientes testaram positivo para Covid-19 no município, sendo que deste total, 107 pessoas já estão curadas, o que representa 91% dos pacientes já recuperados.