Domingo, 06 de Outubro de 2024

Ações da gestão municipal no enfrentamento da Covid-19 têm evitado a disseminação da doença em Itainópolis

Publicado em 15/09/2020
Por Edson Costa
FA-IMG-72c7b4a95640f2ab68ce.jpg
FA-IMG-72c7b4a95640f2ab68ce.jpg
Município tem registrado diminuição de casos da doença/Folha Atual

Desde o começo da pandemia do novo coronavírus que o número de casos cresceu rapidamente em todo país, fazendo com que os gestores estaduais e municipais tivessem que desenvolver estratégias no sentido de prevenir a população que os representam. Neste sentido, a gestão municipal de Itainópolis voltou sua atenção para a resolutividade do problema, buscando com o apoio dos colaboradores, desenvolver ações no sentido de proteger a comunidade itanopolense.

Através da Secretaria de Saúde e a Vigilância Epidemiológica da cidade, diversas ações já foram desenvolvidas, o que diretamente refletiu para que o vírus não continuasse se espalhando entre a população.

Barreiras sanitárias, detetização de ruas e prédios públicos, distribuição de máscaras e Equipamentos de Proteção Individual para os colaboradores da administração municipal, Busca Ativa para diagnóstico de casos da Covid-19, capacitação de profissionais para trabalhar na linha de frente do combate e reuniões informativas com comerciantes sobre o protocolo de prevenção para o retorno das atividades comerciais, são algumas das ações que já foram e continuam sendo desenvolvidas no sentido de evitar a disseminação da doença.

Detetização de ruas e prédios públicos

Reunião sobre protocolos de retorno das atividades

Todo este trabalho já é refletido nos números de casos da doença no município, apresentados diariamente pela Secretaria Municipal de Saúde, por meio dos “Boletins Coronavírus”, que retratam a situação dos casos no município.

Segundo o levantamento feito por nossa reportagem, o município de Itainópolis está há oito dias sem registrar um novo caso da doença. Desde a segunda-feira, 22 de setembro até esta terça-feira, 29, todos os boletins apresentaram o número de 60 pacientes que testaram positivo para a Covid-19.

Boletim do dia 22 de setembro

De acordo com os dados do último Boletim divulgado na noite desta terça-feira, 29 de setembro, 927 casos já tinham sido notificados, sendo que destes, 867 foram descartados. 60 pacientes testaram positivos e deste total, 54 já estão curados, o que representa 90% dos pacientes que contraíram a doença, já se recuperaram. Infelizmente 03 óbitos foram registrados em decorrência da doença.

Último Boletim divulgado dia 29

Conforme o secretário municipal de saúde, Matias Lopes, todas as Unidades de Saúde do município contam com uma sala especifica de atendimento para Covid-19, onde os pacientes com sintomas da doença passam por atendimento médico, realizam teste rápidos e são medicados de acordo com o protocolo médico.

Matias Lopes, secretário de saúde

Testado positivo, o paciente e sua família passam a ser acompanhados pelos agentes de saúde, que repassam orientações sobre o isolamento e cuidados que devem ter durante a quarentena. Passados 14 dias de isolamento, outro teste é realizado com o paciente que contraiu a doença para o diagnóstico sobre a cura.

UBSs contam com salas específicas para atendimentos da Covid

O município conta com seis Unidades Básicas de Saúde (UBS) com equipe de profissionais pronta para receber os pacientes, sendo as Unidades “Itália” e “Terra”, localizadas na zona urbana, e as UBSs das localidades Vila Barbosa, Riachão, Maxixe e Várzea Grande, além da Unidade Mista de Saúde, no centro da cidade.

UBS Itália (zona urbana)

UBS Terra (zona urbana)

UBS localidade Vila Barbosa

UBS localidade Riachão

 

 

 

 

Comentários