Domingo, 06 de Outubro de 2024

Prefeitura de Itainópolis prorroga novamente a suspensão das aulas, das atividades comerciais, da feira livre e de eventos para prevenir o coronavírus

Publicado em 09/04/2020
Por Edson Costa
FA-IMG-4b7020078ac1cd158dc1.png
FA-IMG-4b7020078ac1cd158dc1.png
Medidas de suspensão foram prorrogadas/Divulgação

Embora em Itainópolis permaneça sem registro de caso de pessoas com coronavírus (Covid-19), o Prefeito de Itainópolis, Paulo Lopes, resolveu prorrogar as medidas restritivas para evitar aglomerações e circulação de pessoas. O gestor suspendeu novamente as aulas da rede municipal de ensino, as atividades comerciais, da feira livre e de eventos com concentrações de pessoas, até o dia 22 de maio de 2020, objetivando diminuir os riscos do avanço da pandemia do Covid-19, cujas medidas foram publicadas no Decreto nº20, na tarde desta quinta-feira, dia 30/04/2020.

Após reunião realizada por meios eletrônicos com o Comitê de Gestão de Crise para fins de gestão e acompanhamento da situação de emergência e calamidade na área da saúde no âmbito municipal, convencionou-se prorrogar e continuar as medidas restritivas, seguindo o mesmo posicionamento da Organização Mundial da Saúde - OMS, do Ministério da Saúde e do Governo do Estado do Piauí e de vários municípios piauienses.

Paulo Lopes justificou a continuidade das medidas restritivas defendendo que a prevenção salva mais vidas do que agir no último momento. “O distanciamento social apresenta-se como a única solução eficaz de prevenir e tratar as pessoas do coronavírus, como comprovam os estudos recentes, pois essa doença não tem cura e se propaga rapidamente, inclusive pelo fato do município de Itainópolis haver adotado as medidas restritivas de aglomeração e circulação de pessoas, não se registra nenhum caso suspeito do coronavírus no município até o momento.

O prefeito destacou ainda que a prorrogação das medidas restritivas se justificam também pelo aumento progressivo exponencial do número de casos de coronavírus divulgados oficialmente pelo Ministério da Saúde, inclusive com registro de vários casos em diversos municípios vizinhos a Itainópolis.

O gestor agradeceu mais uma vez a colaboração das pessoas que de forma geral tem colaborado, evitando aglomerações e a circulação delas, embora contabilizem prejuízos. Enfatizou novamente que essas medidas restritivas não são contra os comerciantes, nem contra as entidades, menos ainda contra os trabalhadores, mas visa proteger e reduzir os riscos de contaminação e propagação do coronavírus na população itainopolense, cuja doença já matou milhares de pessoas em todo mundo.

Agora em Itainópolis é obrigatório que as pessoas usem máscara sempre que saírem de casa, preferencialmente as máscaras “caseiras”, confeccionadas de pano, tecido de algodão ou fronha de tecido antimicrobiano.

O novo decreto estabelece normas que estimula o distanciamento social, para que as pessoas permaneçam em casa e, ao mesmo tempo, garante que a população tenha acesso aos serviços e produtos essenciais para sua sobrevivência, funcionando algumas atividades essenciais no período de distanciamento social, devendo sempre observar os cuidados necessários.

Confira o Decreto:

 

Comentários