Domingo, 13 de Outubro de 2024

Coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos alerta população para surto de dengue

Publicado em 14/12/2019
Por Jailson Dias
FA-IMG-9d9a91523745ecfb2088.jpg
FA-IMG-9d9a91523745ecfb2088.jpg
Robsoncley Viana/Jailson Dias

O coordenador da Vigilância Epidemiológica de Picos, Robsoncley Viana, alerta a população picoense para reforçar os cuidados no combate à dengue com o fim de evitar um novo surto da doença na cidade. O Ministério da Saúde e a Secretaria Estadual de Saúde do Piauí emitiram um alerta na semana passada, destacando-se que aqui no estado não se verificou nenhum caso do vírus da dengue tipo 2, mais agressivo e com consequências graves para as pessoas.

“Esse vírus não circulou nos estados do Nordeste, mas circulou na região Sudeste, então, possivelmente ele poderá vir para o Nordeste e acarretar um novo surto aqui”, explicou.

Robsoncley informou que a Vigilância Epidemiológica mantém o trabalho de fiscalização e orientação, uma vez que em 2019 foram verificados 320 casos de dengue em Picos, número considerado extremamente elevado. “No Piauí em si foi um aumento de mais de 300% de casos registrados”, informou.

O coordenador lembrou que a população deve ter o cuidado para não deixar água parada, uma vez que é através dela que o mosquito se reproduz. Uma vez que em 2018 houve uma redução dos casos, a população se descuidou e a doença se alastrou em 2019.

“Um fator muito preocupante é que a zona rural se tornou um polo muito forte dessa incidência, pois as pessoas criam animais, acumulam água nos reservatórios para esses animais e esquecem que também são foco para o mosquito; esses recipientes deveriam ser lavados semanalmente”, explicou.

Comentários