Final de ano e o sentimento de solidariedade invade os corações dos picoenses. Ajudar o próximo através da escuta, da doação de alimentos, roupas, da pronúncia de uma palavra amiga, tem tornado a vida de dezenas de pessoas menos sofrida numa época de tamanha individualidade. Em 2019, muitos voluntários espalharam o bem na “Cidade Modelo”.
É no espírito da boa ação que o Jornal Folha Atual entrevistou pessoas que fazem da solidariedade um gesto concreto contínuo, que estendem a mão para quem necessita. Um deles, o Gean da Silva Alves, proprietário de uma pizzaria, realizou há poucos dias a entrega de pizzas para 10 famílias carentes de Picos. A ação contemplou os bairros Morada Nova, Parque de Exposição e Junco, levando alimento para quem nunca teve o prazer de saborear o prato típico italiano.
“Essa ideia da ação solidária já estava com muito tempo que queríamos realizar. Ela surgiu dentro de um grupo e esperamos chegar esse período para concretizar a ação. Com a proximidade do Natal decidimos que o momento seria agora. Pensamos em fazer algo que ajudasse as outras pessoas, mas quem mais foi ajudado foram nós mesmos. Foi uma experiência chocante, você saber que existem famílias, crianças que nunca puderam saborear uma pizza? Isso me desmoronou”, disse o jovem empreendedor.
Gean Alves ainda acrescentou que a experiência lhe trouxe um grande choque de realidade, o despertando para a consciência de valorizar as pequenas coisas da vida.
“A lição de dar valor às pequenas coisas que temos. As vezes reclamamos de coisas que julgamos básicas, que para outras pessoas são essenciais. Essa experiência me conscientizou sobre uma porção de coisas, vamos colocar em prática novamente”, frisou.
Quem também faz a diferença e o bem ao próximo é a integrante do Grupo Voluntários por Amor, Teresa Ruthielly Alencar da Silva. Promovendo diversas campanhas ao longo do ano, o Voluntários por Amor é formado por um grupo de 17 amigos que há dois anos atuam no município picoense.
“Um grupo de amigos decidiu fazer as ações solidárias e iniciamos pelo Abrigo de Idosos. Diante do resultado tão positivo pensamos em fazer algo maior e aí começaram a recrutar mais pessoas que fizeram novas ações fixas como distribuição de sopas uma vez por semana e agora realizamos o lanche solidário aos sábados que são entregues para pessoas que estão no Hospital Regional e na Morada do Sol”, explicou a voluntária.
Ação do Voluntários por Amor
Teresa Silva também compartilha do mesmo sentimento do Gean ao fazer algo positivo em prol de alguém. Ela caracteriza como uma troca, onde quem ganha mais não é quem recebe, mas sim quem doa.
“É uma troca em que saímos ganhando mais do que quem recebe. Tentamos fazer algo bom para uma família, para uma criança, um morador de rua, porém a lição que eles trazem pra gente é bem maior do que levamos pra ele, enriquece a nossa vida.
Neste mês de dezembro, o Voluntários por Amor está se organizando para realizar mais um gesto concreto que é a doação de cestas básicas no Natal.