Domingo, 06 de Outubro de 2024

Dom Alfredo Schaffler celebra missa e recebe título de cidadania em São Luís do Piauí

Publicado em 26/08/2019
Por Jailson Dias
FA-IMG-bb1e6f7d3c5df4d8995e.jpg
FA-IMG-bb1e6f7d3c5df4d8995e.jpg
Dom Alfredo Schaffler/Isael Prereira

Por Isael Pereira

O município de São Luís do Piauí recebeu na tarde desta sexta-feira, 18 de outubro, a visita do bispo emérito de Parnaíba, Dom Alfredo Schaffler. Chamado carinhosamente pela população como Padre Alfredo, o sacerdote celebrou uma missa e foi agraciado com o título de cidadão sãoluisense. A missa foi celebrada na igreja matriz de São Luís Gonzaga e a entrega do título ocorreu no Country Club.

Antes do início da celebração, Dom Alfredo, conversou com os populares e a comunidade católica em geral. O mesmo relata que não esperava tamanha homenagem, pois depois de tantos anos não esperava que a população ainda se recordasse dele, mas se diz muito grato. Dom Alfredo Schaffler realizou diversas obras no município de São Luís do Piauí e trabalhou em prol dos pobres, enquanto atuava como sacerdote no município.

Álbum de fotos

“Tenho muita gratidão por este gesto nobre, pois passamos aqui muitos anos e tentamos ajudar o povo nas mais diversas localidades do município. Foram anos difíceis, no sentido de estiagem, falta de água e muito sofrimento. Se esse trabalho que fiz está sendo reconhecido, me sinto muito honrado. Quando comecei na paróquia de Picos eram 70 comunidades, quando a deixei ficou com 120 comunidades. Me sinto feliz de poder retornar aqui, pois sempre fui muito bem acolhido. Agradeço demais a gestão e a Câmara Municipal de São Luís do Piauí”, falou Dom Alfredo Schaffler.

O bispo emérito, Dom Alfredo, celebrou a missa e a mesma foi concelebrada pelo Padre Chiquinho e pelo Pároco da Paróquia São João Batista de São João da Canabrava, Padre Paulo Henrique. No momento de ação de graças, a comunidade católica de São Luís do Piauí prestou uma homenagem ao Padre Alfredo e lhe presentearam com uma lembrança.

Título de cidadania

A Câmara Municipal de São Luís do Piauí aprovou de forma unânime um requerimento realizado pelo vereador José Ribamar, o Zé Bahia. O vereador destaca que o Padre Alfredo faz parte da história de São Luís do Piauí. Zé Bahia, frisa que o sacerdote instalou na comunidade Mandacaru que atualmente é chamada de José de Barros um colégio/capela, como também o primeiro poço tubular da região.

“Esse padre serviu muito a essa comunidade, principalmente as pessoas carentes. Realizamos uma sessão ordinária no povoado Mandacaru e achei por bem, entrar com um decreto legislativo, para um título de cidadania ao Padre Alfredo e foi aprovado por unanimidade”, destacou o vereador.

A solenidade de entrega aconteceu no Country Club. O momento teve início com a composição da mesa de honra e a abertura da sessão foi realizada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Manoel João. Em seguida, foi apresentado para os presentes os diversos serviços prestados pelo Padre Alfredo nas comunidades de São Luís do Piauí. Por fim, o sacerdote recebeu das mãos do vereador Zé Bahia o título de cidadania sãoluisense.

Após este momento, tanto o Dom Alfredo Schaffler, quanto os vereadores fizeram uso da fala. Além do prefeito municipal, Renato Pio, o mesmo destaca que os serviços prestados pelo sacerdote nas diversas comunidades de São Luís do Piauí são imensuráveis.

“Este título é mais que merecido. Eu reconheço o trabalho de quem faz o que é certo e este sacerdote fez. As pessoas vieram das mais diversas localidades para encontrar com Dom Alfredo pois reconhecem o serviço dele na nossa localidade. Parabenizo Dom Alfredo pois hoje ele é um filho de São Luís do Piauí e só desejo que o mesmo ande mais vezes na nossa cidade”, finalizou o prefeito.

Além das autoridades citadas, o momento ainda contou com a presença dos vereadores do município, Gilberto Rodrigues; José Nilson; Agostinho Silva; Lourival Barros; Edilson Batista; Erismar Rocha; Vice-prefeito Lindalberto Ricardo; Primeira-dama, Salete Silva; Prefeita de São João da Canabrava, Mércia Abreu, além de demais membros da administração municipal e sociedade em geral.

 

Comentários