O município de Caridade do Piauí promoveu na manhã desta terça-feira, (24), a XII Conferência Municipal de Assistência Social, que debateu melhorias para a política de assistência social, no sentido de consolidar e ampliar os direitos socioassistenciais de seus usuários.
O evento de caráter deliberativo, realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Assistência Social e do Conselho Municipal de Assistência Social, aconteceu na cozinha comunitária e reuniu membros da sociedade civil e representantes do Poder Executivo e Legislativo.
Com o tema “Assistência Social: Direito do Povo, com Financiamento Público e Participação Social”, a conferência proporcionou o protagonismo da participação popular reafirmando a luta pelo fortalecimento do SUAS (Sistema Único de Assistência Social), sobretudo a proteção social e a garantia dos co financiamentos estaduais e federais.
Momento do credenciamento
A conferência teve como objetivos discutir e avaliar a participação popular e o exercício do controle social no âmbito do SUAS, identificar e levantar junto aos usuários quais os entraves que dificultam sua participação nos conselhos e conferências, debater a atuação do trabalhador da Assistência na perspectiva de articulação do protagonismo dos usuários na implementação do SUAS e no fortalecimento do controle social, além de eleger delegados para a Conferência Estadual de Assistência Social.
Presidente da Câmara, Mazim
Na abertura, o presidente da Câmara, Vilmar da Silva (Mazim de Benildo), fez usa da palavra e ressaltou a importância da conferência. “É um momento ímpar para nosso município, onde nesta conferência será debatido assuntos importantes que vão ajudar a combater a desigualdade social”, disse.
Em seguida, a presidenta do Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Cleilneilda Xavier, fez a leitura do Regimento Interno, e logo após, o coordenador do CRAS, Valdeir Carvalho, fez a apresentação dos resultados da Secretaria de Assistência Social de Caridade do Piauí.
Ana Gardênia proferiu palestra magna
A palestra magna, foi ministrada pela assistente social, Ana Gardênia, que fez uma introdução sobre a história e construção da política de assistência social, o surgimento do SUAS, além de explanar sobre os três Eixos temáticos.
Após a palestra, aconteceu a divisão dos grupos que trabalharam os três eixos temáticos. Eixo I – Assistência Social: Direito do povo; Eixo II – Financiamento Público; Eixo III – Participação Social. Cada grupo apresentou as propostas que trançam novas diretrizes para área, no qual, foram votados e aprovados em plenária.
Trabalhos em grupos
Após a plenária, foram eleitos os delegados que irão representar o município na Conferência Estadual de Assistência Social, que acontece no mês de outubro em Teresina. Foram eleitos Maria do Socorro Alves (titular) e Claudinéia Santos ( suplente) representando a organização governamental, e Marciel dos Santos (titular) e Clenilda Xavier (suplente) representando as organizações não-governamentais.
Delegados escolhidos
Ao término, foram entregues os certificados para os participantes e servido um lanche para os presentes.
Participaram também do evento, a Secretaria Municipal de Assistência Social, Janikelly Araújo, os vereadores, Fabiano Leal, Léocardio Alves, Francisco Leal, Tico Neto e Bilu, além da psicóloga, Gilka Mary e a representante do Poder Executivo, Maria do Socorro.
Fonte: cidadesnanet