Sábado, 05 de Outubro de 2024

Isaías Coelho promove evento chamando a atenção da população sobre os cuidados com a Pessoa com Deficiência

Publicado em 15/07/2019
Por Edson Costa
FA-IMG-43c0f5882726bd58982b.jpg
FA-IMG-43c0f5882726bd58982b.jpg
Evento foi promovido na Praça central da cidade/Divulgação

A Prefeitura Municipal de Isaías Coelho, juntamente com a as secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social e com o apoio das demais secretarias promoveu uma mobilização em torno do “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”, criando assim uma oportunidade para refletir sobre a importância da inclusão social e chamando atenção para a necessidade de respeitar as diferenças.

CONFIRA MAIS IMAGENS!

No Brasil, o Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência é lembrado no dia 21 de setembro. Essa data foi oficializada em 2005 pela Lei Nº 11.133, entretanto, já era comemorada desde o ano de 1982. O 21 de setembro foi escolhido porque está próximo do início da primavera, estação conhecida pelo aparecimento das flores. Esse fenômeno representaria o nascimento e renovação da luta das pessoas com deficiência.

Em um levantamento recente feito pelos Agentes Comunitários de Saúde (ACS), foi registrado 234 pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a aproximadamente 3% da população geral de Isaías Coelho.

A coordenadora da Atenção Básica, a enfermeira Gabiana Mauriz, conduziu o evento. Ela relatou os serviços ofertados no cuidado à saúde das pessoas com deficiência e agradeceu o empenho, dedicação e zelo de todos os trabalhadores de saúde para com este público.

“Nossas UBS foram reformadas para melhorar a acessibilidade da pessoa com deficiência. Nossos laços com o NASF foram estreitados e a cada dia nos aproximamos mais para discutirmos e planejarmos ações mais efetivas e eficazes buscando a equidade e a integralidade na assistência a saúde da pessoa com deficiência” – destacou a enfermeira da ESF Nayana.

A coordenadora do NASF, Mônica Cardoso, também ressaltou sobre as conquistas durante a gestão de Dr. Eudes e Demazinho e em parceria com o CEIR em prol das pessoas com deficiência. 

A Secretária de Saúde, Marizângela Campos, anunciou aos presentes mais um ganho da gestão municipal: “A partir de outubro desse ano vamos conseguir acrescentar ao NASF mais duas categorias profissionais: educador físico e fonoaudiólogo, ressaltando que é incessante a busca por melhorias na assistência a saúde de toda a nossa população”.

A supervisora de Ensino, Professora Gardênia Mauriz destacou ganhos significativos na inclusão de crianças e adolescentes com deficiência no sistema educacional de Isaías Coelho, e reconheceu que ainda há muito a ser feito e ressaltou que a luta é diária e contínua.

A Secretaria de Assistência Social também acolhe, apoia, acompanha e orienta com muito zelo a pessoa com deficiência e seus familiares. Na oportunidade a psicóloga do CREAS, Marta Virgínia fez um breve apanhado dos serviços ofertados e programas voltados para esse público.

Após as falas houve um momento de muita emoção, no qual todas as pessoas com deficiência presentes foram convidadas a se posicionarem ao centro da quadra de esportes para que, em demonstração de respeito, amor e carinho, alguns dos trabalhadores, gestores e autoridades presentes no evento, juntamente com o NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) pudessem “abraça-los com o coração” ao som da Canção “A Paz” (versão Cantareiros) que foi cantada pelo músico da cidade João Filho. Chamando a atenção de todos ressaltando que “A inclusão começa no coração”.

Em seguida um grupo de mães e pais de pessoas com deficiência, dirigiram-se ao centro da quadra e a mãe, Josilene Cavalcante, proferiu sua mensagem em nome de todos os familiares das pessoas com deficiência emocionando a todos os presentes ao destacar a pureza do amor e a luta árdua e constante dessas famílias buscando sempre o melhor para seus filhos.

O grupo do NUCA (Núcleo de Cidadania de Adolescentes) que tem como articuladora, Mônica Cardoso e mobilizadora, Jackeline Alves, organizaram essa linda dança inclusiva com a canção: “A diferença é o que nos une” e em parceria os profissionais da educação física Eriverton e Laís Meire, explicaram a importância e a necessidade do esporte seguro e inclusivo, destacando que a proposta não é competir, mas sim pensar no esporte como uma atividade divertida, interativa, em que todo mundo pode jogar junto: menino, menina, pessoa com deficiência, craque ou amador. E em seguida executaram algumas modalidades de esportes divertindo e movimentado pessoas com deficiências ou não que se sentiram motivadas a participar.

O evento foi concluído observando-se que muitas conquistas em no município já foram alcançadas, mas a sociedade precisa ser sensibilizada e ter consciência de que a luta é diária e é de cada um dos cidadãos, não somente dos familiares e órgãos públicos e relembrando que “A inclusão começa no coração!”.

Fonte: ASCOM

Comentários