Sábado, 05 de Outubro de 2024

Prefeitura de Dom Expedito Lopes apresenta Projeto de Educação Ambiental para enfrentamento do Aedes Aegypti

Publicado em 13/06/2019
Por Edson Costa
FA-IMG-82df9253bf68be62742e.jpg
FA-IMG-82df9253bf68be62742e.jpg
Autoridades durante encontro/Isael Pereira

Por: Isael Pereira

A Prefeitura Municipal de Dom Expedito Lopes realizou nesta quarta-feira, 28 de agosto, às 14h30, no auditório da Universidade Aberta do Piauí, um encontro de mobilização e apresentação do Projeto de Educação em Saúde Ambiental a ser implementado no município com apoio da Fundação Nacional de Saúde (FUNASA).

CONFIRA MAIS IMAGENS!

Estiveram presentes diversas autoridades municipais, representantes comunitários, colaboradores e população em geral. Para dar início as atividades do encontro, as autoridades presentes foram convidadas a compor a mesa de honra de abertura do evento, onde o Prefeito Municipal Valmir Barbosa e a Primeira-dama Valdiva Barbosa fizeram uso da palavra para oficializar a abertura do encontro, destacando a importância do projeto para o município ressaltando o objetivo que o mesmo almeja alcançar.

“Esse projeto irá contribuir muito no combate ao Aedes Aegypti. Sabemos que muitos municípios são afetados com a dengue e a chikungunya e esse projeto vem para que as pessoas contribuam. E essa contribuição vem, a partir do momento que elas são orientadas. A proposta maior é educar, visitar as comunidades, principalmente nas regiões que foram constatadas indícios da presença do mosquito. Acreditamos que todos abraçarão a ideia, pois é um bem para todos nós”, falou Valdiva Barbosa.

Valdiva Barbosa, primeira-dama

O momento foi voltado para a apresentação e definição de planos para trabalhar o projeto no município, que tem como título, “Educação em saúde ambiental para o enfrentamento ao Aedes Aegypti”.

Na ocasião, o facilitador do encontro, enfermeiro Mailson Fontes apresentou objetivos e estratégias do projeto, destacando a importância da implementação de estratégias educativas para o enfrentamento de doenças prevalentes nas comunidades.

Mailson Fontes

“Esse é um projeto essencialmente educativo, financiado pela Fundação Nacional de Saúde (FUNASA), a ser implementado em 11 etapas no período 2019 e 2020. As ações vão desde a conscientização da população, através de rodas de conversa, até a realização de mutirões de limpeza e estratégias educativas nas escolas sobre a importância da educação ambiental para a prevenção de doenças”, explicou o facilitador.

Participantes do encontro

O projeto é Coordenado pelo Secretário Municipal de Saúde, Wenersâmio Araújo e visa atingir todas as localidades do município. Após a apresentação do projeto, foi realizada a definição de datas e locais para a realização das ações, que devem iniciar no mês de setembro. E o encontro foi finalizado com a leitura da ata de registro do encontro e aprovação unânime desta pelos presentes.

Estiveram presentes, participando do encontro, além das representantes já citados, os secretários municipais Marcídio Moura (Governo); Edson Carlos (Educação); Jordani Ferreira (Assistência Social); Francival Gonçalves (Administração); Vereadores, funcionários municipais e população em geral.

Comentários