Sábado, 12 de Outubro de 2024

APPM dá início a seminário propondo novo modelo de gestão para os municípios

Publicado em 04/05/2016
Por Jailson Dias
43f61db961024bd2fe5cfdfa6b2f.jpg
43f61db961024bd2fe5cfdfa6b2f.jpg
Arinado Leal faz abertura do evento/Hélder Rocha

A Associação Piauiense de Municípios (APPM) deu início na noite da segunda-feira, 29, ao seminário: “Novos gestores”. O evento, que acontece na sede entidade, em Teresina, está reunindo prefeitos eleitos e reeleitos de todo o Estado. Marcaram presença na abertura o governador Wellington Dias (PT), a vice-governadora Margareth Coelho (PP), o senador Ciro Nogueira (PP), a deputada federal Rejane Dias (PT) e Iracema Portela (PP), os deputados federais Marcelo Castro (PMDB) e Júlio César (PSD). Também marcaram presença os deputados estaduais: Georgiano Neto (PSD), João de Deus (PT) e Júlio Arcoverde (PTB).

O atual presidente da APPM, Arinaldo Leal, afirmou que o objetivo do evento é orientar os gestores sobre as dificuldades pelas quais os municípios vêm passando, que segundo frisou, “é falimentar”. Ele propôs que os prefeitos adotem um novo modelo administrativo que será apresentado aos gestores ao longo do evento que se encerra na quarta-feira, 30.

Arinaldo destacou ainda que os gestores, especialmente os que foram eleitos, encontrarão uma situação de crise, bem diferente de anos anteriores, por isso devem estar preparados.

O governador Wellington Dias frisou que é importante que haja integração entre todas as esferas governamentais, uma vez que na atual situação de crise financeira um gestor não conseguirá desenvolver atividades em prol da população isoladamente.

A primeira palestra do evento teve por tema: "Controle do Poder Judiciário na Administração Pública", e foi proferida pelo presidente da Associação de Juízes Federais do Brasil, Roberto Carvalho Veloso. Na sequência foi ministrada a palestra: "Transparência Administrativa e Lei de Responsabilidade Fiscal", pelo conselheiro do Conselho Nacional de Justiça, Norberto Campelo.

Até o encerramento do evento serão debatidos temas como: "Finanças Municipais", "Capacitação de Agentes Comunitários de Saúde", “Auditoria, Controle Interno e Transparência Pública”, dentre outros.

Comentários