Sábado, 12 de Outubro de 2024

Eleições 2016: Aproximação do pleito afunila campanha eleitoral

Publicado em 17/03/2016
Por Jailson Dias
cb63a3609f95bc1478305a701edd.jpg
cb63a3609f95bc1478305a701edd.jpg
Quase dois milhões de piauienses vão às urnas/Folha Atual

Quase 90% das urnas eletrônicas que vão ser usadas nas eleições dos municípios piauienses já estão prontas. Isso significa que elas já foram carregadas com os dados dos eleitores que votam em cada seção e dos candidatos que concorrerão ao pleito (nome, partido, foto, cargo para o qual concorrem e número).

Esse procedimento, chamado de carga das urnas eletrônicas, é de responsabilidade do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-PI). No dia 2 de outubro, 1.640.378 eleitores vão às urnas para a escolha dos novos prefeitos, vice-prefeitos e vereadores de 224 municípios no Estado.

Propaganda eleitoral

Baseando-se no Calendário Eleitoral 2016 do TSE, desde esta sexta-feira (30), esta proibida a divulgação de propaganda paga na imprensa escrita e a reprodução na internet de jornal impresso. A realização de debates eleitorais também só foi permitida até ontem.

Os candidatos a prefeito e vereador não podem mais apresentar suas propostas nas cadeias de rádio e TV. Além disso, a legislação eleitoral proíbe a realização de comícios e reuniões públicas com o uso de aparelhagem de som fixa, das 8h até a meia-noite.

A partir deste sábado (01), véspera das Eleições 2016, até às 22h, a lei autoriza a distribuição de material gráfico, volantes, santinhos e outros impressos. Também é o último dia para os candidatos fazerem caminhadas, carreatas, passeatas ou usar carros de som.

Dia do pleito

No domingo (02), é proibida qualquer propaganda dos candidatos. Também está vetada a propaganda de boca de urna e qualquer tentativa de influenciar a vontade do eleitor, inclusive a aglomeração de pessoas com roupas padronizadas, até o término da votação.

Nas seções eleitorais, os mesários e funcionários da Justiça Eleitoral também ficam proibidos de usar roupas ou outros objetos que contenham propaganda de partido político, de coligação ou de qualquer candidato.

Os fiscais dos partidos políticos, que conferem os trabalhos de votação, só é permitido que, em seus crachás, constem o nome e a sigla do partido político ou coligação a que sirvam. É proibida a padronização do vestuário.

É permitida divulgação de pesquisas a qualquer momento, desde que tenham sido realizadas até a véspera e, depois das 17h, para as pesquisas feitas no dia da eleição.

Ao eleitor é permitida a manifestação individual e silenciosa de sua preferência por partido político, coligação ou candidato, revelada exclusivamente pelo uso de bandeiras, broches, dísticos e adesivos.

Reforço no Piauí

Ao todo, 1.400 homens da Polícia Militar (PM) embarcaram, na última quinta-feira (28), para reforçar a segurança nas eleições. “Iremos contar com o apoio das forças federais e das polícias civil e militar de plantão para garantir a segurança nos locais de votação. A Saúde também estará de plantão, com toda a rede credenciada do SUS e os serviços de urgência e emergência”, informou o governador.

O chefe do executivo estadual ressaltou que a meta é evitar perda de vida humana por razões eleitorais. Com o intuito de prevenir acidentes, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI) vem realizando fiscalizações programadas e campanhas contra a alcoolemia desde o início da campanha.

A equipe da Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) está com hospitais preparados para diversos tipos de atendimento de urgência e já traçou um plano de contingência de acidentes, em que conta com equipe organizada para atuar em atendimento de urgência e emergência.

Fonte: portalaz.com.br

Comentários