Sábado, 12 de Outubro de 2024

Belê comemora curso de Medicina: “Privilégio para Picos”

Publicado em 06/03/2016
Por Jailson Dias
ecc9a15c6df7767213a0fa7d8f96.jpg
ecc9a15c6df7767213a0fa7d8f96.jpg
Belê comemora curso de medicina em Picos/Edson Costa

A deputada estadual Belê Medeiros (PP) destacou em discurso na Assembleia Legislativa do Piauí a implantação do curso de Medicina no campus da Universidade Federal do Piauí (UFPI) em Picos. Belê fez um retrospecto para lembrar que ainda em 2011, quando muitos não acreditavam na conquista, iniciou uma batalha, que teve muitos participantes importantes, para que o município passasse a ter o curso superior através da UFPI.

Belê considerou um privilégio ver o curso ser implantado em Picos. “Falavam que era uma utopia levar um curso de tamanha grandeza para nossa cidade, onde existem médicos capacitados, mas que ficavam impedidos de exercer a profissão e de ensinar a Medicina por falta de estrutura. Foram muitas mãos que trabalharam para levar o curso para Picos, essa vitória não tem pai nem mãe, mas um trabalho que teve a participação de muita gente”, destacou.

A parlamentar agradeceu o emprenho do governador Wellington Dias “que prontamente nos atendeu para que pudéssemos viver esse momento riquíssimo para as pessoas de Picos e região. É a democratização, a interiorização do ensino de Medicina, que vai ser um divisor de águas para a grande região. Picos vai ser antes e depois da implantação do curso de Medicina”, acredita.

Belê destacou que está engajada em um novo desafio: a recuperação da saúde pública de Picos. Para tanto, conta com dois importantes aliados: o senador Ciro Nogueira e o ministro da Saúde, Ricardo Barros; ambos correligionários da deputada do PP. “O momento agora é de travarmos uma nova luta, por recursos para melhorar a saúde na região de Picos, inclusive com audiências com o ministro da Saúde, Ricardo Barros”, afirmou.

CURSO - A aula inaugural do curso de Medicina em Picos foi ministrada pelo professor Dr. Carlos Henrique Nery Costa, do Departamento de Medicina Comunitária da UFPI na última sexta-feira, dia 16.  O curso de Medicina em Picos oferece 30 vagas; as aulas serão ministradas no período vespertino. Já foram contratados oito docentes efetivos e a meta é chegar a 60 professores e 15 técnico-administrativos para atender a graduação.

O campus já tem 21 laboratórios multidisciplinares de ensino, pesquisa e extensão de Ciências Biológicas e Saúde que serão utilizados pelo curso. Além da estrutura já existente nos laboratórios, foram adquiridos novos equipamentos com recursos do Programa Mais Médicos.

Esse será o terceiro curso de medicina da UFPI, o primeiro foi instalado em Teresina quando da formação da Instituição em 1976, e o segundo em Parnaíba, no ano de 2014.

 

Comentários