Sábado, 12 de Outubro de 2024

Debate reúne três candidatos a prefeito de Picos

Publicado em 14/02/2016
Por Jailson Dias
b3b4e619734bd7194b233c9fdd26.jpg
b3b4e619734bd7194b233c9fdd26.jpg
Debate reuniu três candidatos/Jailson Dias

O debate promovido na manhã desta sexta-feira, 26, pelo Sistema de Comunicação de Picos (Rádios Liderança e Difusora e portal Grande Picos) reuniu três dos quatro candidatos a prefeito de Picos. Por duas horas o Pe. Walmir Lima (PT), Júnior Nobre (PSC) e Gilvan Gomes (PSDC) debateram as suas propostas para a cidade caso eleitos. A única ausência ficou por conta do candidato Gil Paraibano (PP) cuja assessoria informou que ele já havia agendado compromisso para o mesmo horário.

Mediado pelo jornalista e radialista Wedson Bezerra o debate foi realizado no auditório da OAB – Subsecção de Picos. O debate foi assistido por alguns candidatos a vereador, coordenadores de campanha e assessores, além da imprensa picoense. Uma das principais características foi o respeito entre os candidatos no momento de fazer perguntas e contra-argumentar. Várias referências foram feitas a ausência do ex-prefeito Gil Paraibano, mas o seu nome não foi citado nenhuma vez pelos concorrentes.

Os oito anos de gestão do ex-prefeito Gil Paraibano foram muito criticados, bem como os últimos quatro anos que abrangeu a administração de Kléber Eulálio e do atual prefeito Pe. Walmir. Este sempre foi a referência das críticas dos seus adversários.

Dividido em quatro blocos, o debate foi promovido de forma organizada. No primeiro bloco Wedson Bezerra fez perguntas individuais para cada candidato; estas foram elaboradas previamente pelo departamento de jornalismo do Sistema de Comunicação de Picos. O mesmo procedimento se repetiu no terceiro bloco. No segundo e quarto bloco os candidatos faziam perguntas entre si.

Os temas giraram em torno de saneamento básico, saúde, educação, infraestrutura, segurança, obras inacabadas e por fazer, mas a cortesia deu o tom das argumentações. Apenas um direito de resposta foi concedido. O presidente da OAB, Frank Bezerra, entendeu que Gilvan Gomes havia usado uma expressão que permitia ao Pe. Walmir responder.

Os candidatos tinham 30 segundos para fazer as perguntas, dois minutos para responder e um minuto para a réplica e a tréplica. O tempo foi rigorosamente controlado e não houve queixas de nenhum lado. O formato do debate havia sido combinado anteriormente com as assessorias dos candidatos, bem como os temas, embora eles só tenham conhecido as perguntas na hora em que estas foram realizadas.

Ao final todos os três avaliaram positivamente o debate, mas lamentaram a ausência de Gil Paraibano. O mediador, Wedson Bezerra, também elogiou a postura dos candidatos e afirmou que mais um debate será realizado nos últimos dias da campanha.

Comentários