Domingo, 13 de Outubro de 2024

Campanha eleitoral de 2016 será de apenas 45 dias

Publicado em 13/06/2015
Por Jailson Dias
e9221aa5199a6552cbf6ad8e8cd5.jpg
e9221aa5199a6552cbf6ad8e8cd5.jpg
Período da campanha eleitoral será menor/Divulgação

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) determinou uma série de mudanças no calendário eleitoral de 2016, quando acontecerão as eleições municipais, válidas para prefeitos e vereadores de todo o país. Dentre as mais impactantes está a redução do período eleitoral, que terá início apenas em 16 de agosto. A votação será realizada no dia 02 de outubro, primeiro domingo do mês.

Anteriormente os políticos dispunham de até 90 dias para fazer a sua campanha, que sempre iniciava nos primeiros dias de julho, estendendo-se pelos meses de agosto e setembro. A partir de agora, com aproximadamente 45 dias para convencer o eleitorado, espera-se que a campanha seja mais intensa, uma vez que o tempo será menor.

Para cidades como Picos, onde o uso de meios alternativos de comunicação, como os carros de som, criticados por muitos, isso pode representar um alívio para a população, que terá de tolerar a poluição sonora por menos tempo.

Dentre as demais modificações determinadas pelo TSE está a ampliação do prazo para que interessados em concorrer às eleições municipais possam requerer filiação partidária. Anteriormente era de um ano, ou seja, até o final de setembro do ano anterior as eleições todos os aspirantes a cargos públicos já deveriam estar devidamente filiados a um partido. Para o próximo pleito os possíveis candidatos ganharam mais seis meses, podendo filiar-se até o dia 30 de março de 2016.

Também foi garantida a criação da famosa “janela partidária”, que permitirá a mudança de agremiação política durante todo o mês de março de 2016, fato que será explorado por vários vereadores picoenses, insatisfeitos com as legendas onde se encontram.

Quanto a outro ponto importante das eleições de 2016, destaca-se a realização das convenções partidárias entre os dias 20 de julho e 05 de agosto. Esses eventos políticos geralmente aconteciam em junho. A propaganda do rádio começará a partir de 19 de agosto.

O calendário eleitoral estabelecido pelo TSE proporcionará mais tempo para possíveis reviravoltas entre os candidatos. Até o momento o atual prefeito, Pe. Walmir Lima (PT), o ex-prefeito Gil Paraibano (PP), o empresário Francisco Cosme, o Cizor (PMDB), o patrulheiro Júnior Nobre (PSDB), o médico Gutenberg Rocha (PSDB), estão entre os possíveis postulantes ao Palácio Coelho Rodrigues.

 

Comentários