Sexta-Feira, 04 de Julho de 2025

Trinta minutos de caminhada durante 3 dias na semana previnem o AVC

Publicado em 21/03/2013
Por Marta Soares
63d6f792cc68694af4bed12721b4.jpg
63d6f792cc68694af4bed12721b4.jpg
Exercício é ideal para prevenir o AVC/Ilustração

Trinta minutos de caminhada de três a quatro vezes por semana é o ideal para prevenir o Acidente Vascular Cerebral.

Trinta minutos de caminhada de três a quatro vezes por semana é o ideal para prevenir o Acidente Vascular Cerebral e garantir mais qualidade de vida. Além disso, ter alimentação saudável, controlar o diabetes e a hipertensão arterial são determinantes para evitar o derrame.

Essas mensagens educativas foram repassadas aos colaboradores do Centro Integrado de Reabilitação, na manhã desta sexta-feira (22). A iniciativa partiu da equipe de profissionais do projeto Pense Bem AVC no Piauí, desenvolvido pela Associação Piauiense de Habilitação, Reabilitação e Readaptação – Associação Reabilitar, que gerencia o Ceir.

Desde 2007, o projeto desenvolve ações de conscientização no sentido de evitar o derrame cerebral. Em 2012, os colaboradores visitaram escolas, comunidades e ministraram palestras para cerca de 1.200 estudantes do ensino básico de Teresina. O Pense Bem levou informação também aos moradores do interior do Estado. Cinco municípios foram visitados até agora.

A expectativa é que até o fim deste ano, a conscientização alcance um maior número de multiplicadores de informação. É o que diz a colaboradora do projeto, Cristiane Rocha, ressaltando que o objetivo da palestra no Ceir foi levar os funcionários a uma reflexão sobre as consequências de cada atitude tomada no dia-a-dia.

“Queremos alertar para a possibilidade de vida saudável, sem AVC. Daí, a importância da prevenção”, destaca. “No Centro Integrado de Reabilitação temos pessoas que lidam diariamente com pacientes que tiveram AVC, mas desconhecem ações simples que podem evitá-lo”, acrescenta a enfermeira.

A secretária do voluntariado, Cristiane de Pinho, é uma delas. A secretária reconhece a importância e a necessidade da conscientização e do esclarecimento. “A palestra nos ajudou a perceber e reconhecer o AVC para saber como agir diante de uma situação como esta. E mais, alertou para as ações cotidianas que devem ser adotadas para que cuidemos de nós mesmos”, finaliza. 

Fonte: Gov. PI

Comentários