Sábado, 13 de Dezembro de 2025

Picos realiza 1ª Caminhada da Acessibilidade e reforça compromisso com a inclusão

Publicado em 03/12/2025
Por Bismark Sousa
FA-IMG-cf8dd4d40933deed0e59.jpg
FA-IMG-cf8dd4d40933deed0e59.jpg
1ª Caminhada da Acessibilidade de Picos/Fotos: Bismark Sousa

A Prefeitura de Picos promoveu, na manhã desta quarta-feira, 3 de dezembro, a 1ª Caminhada da Acessibilidade, evento alusivo ao Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A iniciativa reuniu centenas de participantes e foi organizada em parceria com a COMUDE, por meio das Secretarias Municipais, ONGs, associações, pastorais sociais e movimentos representativos.

Veja AQUI todas as imagens!

Com o tema “Por uma Cidade mais Humana e Inclusiva”, a mobilização destacou a importância da garantia de direitos, da visibilidade e da construção de políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência no município.

A concentração ocorreu às 7h, na Igrejinha do Sagrado Coração de Jesus, onde os participantes foram acolhidos com uma celebração conduzida pelo Padre Pio Feitosa.

Logo após o momento religioso, teve início a caminhada pela Avenida Getúlio Vargas, reunindo instituições como APAE, COMUDE, SINDSERM, APASPI, entre outras entidades e coletivos sociais.

Representando a gestão municipal o secretário de Assistência Social, Luzifrank Júnior, acompanhou o percurso ao lado de demais secretários e vereadores da Câmara Municipal de Picos. Gestores, professores, alunos, famílias e cidadãos engajados na causa da inclusão também participaram da caminhada.

A chegada aconteceu na Praça Félix Pacheco, onde tendas e estandes foram montados para acolher o público. No local, houve pronunciamentos das entidades parceiras, reforçando a necessidade de ampliar o acesso à educação inclusiva, saúde, mobilidade urbana e oportunidades no mercado de trabalho.

Além disso, serviços como teste de glicemia capilar e medição de pressão arterial foram disponibilizados aos participantes.

Em entrevista, o secretário Municipal de Assistência Social, Luzifrank Júnior, ressaltou que a caminhada simboliza o compromisso da gestão com políticas inclusivas.

A secretária Municipal de Educação, Mary Dantas, destacou o papel da escola na promoção da inclusão.

O evento marcou um passo importante na pauta da acessibilidade em Picos, reunindo poder público, sociedade civil organizada e comunidade em geral em um ato simbólico e consciente em defesa dos direitos das pessoas com deficiência.

Comentários