Domingo, 06 de Outubro de 2024

Após rebelião, outros presos podem ser transferidos

Publicado em 24/06/2014
Por Marta Soares
1c7f7ca93c4f05936930da7f3b9a.jpg
1c7f7ca93c4f05936930da7f3b9a.jpg
Penitenciária José de Deus Barros no sábado após motim/Marta Soares


Doze presos já foram transferidos para as unidades prisionais de São Raimundo Nonato e para a Casa de Custódia em Teresina. Destes, 07 foram transferidos para São Raimundo Nonato e outros 05 para a Casa de Custódia. Mas o número de presos transferidos ainda pode aumentar, já que estima-se que pelo menos 18 presos ou mais, fizeram parte da tentativa de fuga e do motim da última sexta-feira, dia 29.

Como o Folha Atual noticiou em primeira mão, no último sábado (30) os presos tentaram fugir após abrir um buraco na parede que dá acesso a laje. Como a fuga foi frustrada, os presos voltaram aos seus pavilhões e iniciaram um motim com queima de colchões e grades danificadas.

De acordo com o diretor da Penitenciária José de Deus Barros, Sinval Hipólito, os 12 presos foram transferidos na tarde do último sábado (30). Após o controle da situação, todos os dias estão sendo feitas vistorias para retirar possíveis barras de ferro e estiletes das celas.

“Estamos em fase de investigação. Sabemos que o número de presos que participaram dessa situação é maior, mas não queremos punir nenhum inocente. Entretanto, quanto nós formos a direção desta unidade prisional, não vamos permitir que casos como este aconteçam e fiquem impunes. Os presos estão aqui por terem cometido atos de infração na rua e nós não permitiremos que aqui eles também repitam esse comportamento”, disse o diretor.

A transferência para outras unidades prisionais é parte da punição pela depredação da penitenciária e pelo motim que foi criado, já que a rebelião foi instaurada após a tentativa de fuga frustrada. “Não havia pauta de reivindicação, eles ficaram com raiva porque a fuga foi abortada”, afirmou Sinval.

Diversas celas ficaram com as grades danificadas e cadeados quebrados. Além da punição em forma de transferência, os presos que se envolveram no motim responderão por danos ao Patrimônio Público do Estado. Detentos estão sendo ouvidos e até a próxima sexta-feira a investigação deve ser finalizada.

>>Presidiários tentam fugir e causam motim na José de Deus Barros

Confira lista dos presos transferidos até o meomento:
Cícero Lídio João de Carvalho
Francisco Alexandro da Silva
Francisco das Chagas Lima Faustino
Francisco Lucerdano de Freitas
Hiata Anderson Feitosa Lacerda
José Jair Pinto Lima
José Moreira de Araújo Filho
Luis Alexsandro da Costa Silva
Márcio Roberto Rosa Rocha
Reginaldo Pereira da Silva
Roni Mendes da Silva
Tony Romilson Julião Feitosa

 

Comentários